Cidades

Fraternidade de Jaci anuncia 3º barco-hospital que vai atuar na Amazônia

Assinatura do termo de formalização da destinação dos recursos para o Barco Hospital São João XXIII aconteceu nesta sexta-feira, dia 04

A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, de Jaci), confirmou a destinação de recursos para a aquisição, adaptação e operacionalização de mais uma embarcação que vai ampliar os trabalhos de assistência na região amazônica. Nesta sexta-feira (4) o frei Francisco Belotti formalizou a adesão do terceiro barco-hospital São João XXIII.

A terceira embarcação atuará dentro do estado do Amazonas, levando saúde e assistência as comunidades ribeirinhas e indígenas no Rio Amazonas e calhas dos seus afluentes, que enfrentam dificuldades para receber o atendimento médico, tendo de realizar longas viagens de barco para chegar a um hospital ou unidade de saúde.

“Quantas forças este projeto consegue fazer uma convergência em prol à saúde e da vida das pessoas mais necessitadas, assim afirmamos que a experiência de sucesso do Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus será transferida para nosso querido Barco Hospital São João XXIII, e que colocamos na Providência de Deus, porque isso significa, estar dentro da vontade de Deus.” disse Frei Francisco Belotti, Presidente e Guardião Geral da Fraternidade.

Em agosto deste ano, o 1ª barco-hospital da Fraternidade, que tem o nome do Papa Francisco, completou um ano. Com ele já opera o barco-hospital João Paulo II. Ambos atuam no estado do Pará.

Estrutura

O novo barco-hospital tem 48 metros de comprimento com 4 pisos, contará com tecnologia e estrutura hospitalar moderna com consultórios médicos, consultórios odontológicos, consultório oftalmológico, sala de medicação, sala de vacinação, leitos de enfermaria, leitos de internação, sala de procedimentos, centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésico, equipamentos de diagnóstico, raio-X digital, ultrassom/ecocardiograma, mamógrafo digital, eletrocardiograma, além de ter um laboratório de análises clínicas, também está prevista uma farmácia para distribuição de medicamentos. Essa estrutura coloca à disposição da população um atendimento completo em saúde que vai desde a consulta com o médico, diagnóstico, caso necessário a intervenção cirúrgica e medicação.

A embarcação terá o apoio de duas “ambulanchas”, que serão utilizadas para visitas domiciliares, remoção de pacientes em intercorrências, deslocamento de suprimentos e planejamento das expedições junto as comunidades ribeirinhas.

Parceria

O projeto é uma parceria com o Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, através dos recursos provenientes nos autos de processos que tramitam na 12ª Vara do Trabalho de ManausAM e Parintins-AM, no valor de R$ 9,2 milhões, que indicou, apoiou e solicitou a transferência dos recursos para a aquisição, adaptação e custeio do Barco Hospital São João XXIII.

“Esse Barco é de transformação social, de transformação de vidas, de resgate da dignidade humana para muitas pessoas que estão sem acesso à saúde, é com muita alegria que a através da destinação desses recursos que foram decorrentes de danos causados a sociedade, o Ministério Público do Trabalho consegue devolver a comunidade amazonense, algo útil e necessário a população.” salientou Jorsinei Dourado do Nascimento, Procurador do Trabalho da 11ª Região.

“Temos a certeza que teremos resultados incríveis, atingindo uma população distante, no mesmo modelo que acontece na calha norte do Pará, e vou além esse projeto não é apenas um projeto de saúde e sim um projeto de humanização, porque onde o Barco Hospital chega, ele distribui amor, carinho, alimentos, tratamento, medicação, ou seja, ele é transformador” reiterou Ronaldo José Lira, Procurador do Trabalho da 15º Região.

SUS

Toda a sustentabilidade para o custeio de sua operacionalização será feito mediante o apoio do Sistema Único do Saúde, de entidades públicas, civis e religiosas que colaboram com as atividades da entidade, além de outras doações que são feitas por meio de empresas brasileiras e estrangeiras.

A empresa Marfrig já firmou o compromisso em contribuir com o projeto e também a Arquidiocese de Manaus, através do Arcebispo Dom Leonardo Ulrich Steiner que abriu as portas da igreja e se colocou a disposição da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. O nome da embarcação é uma homenagem ao Papa João XXIII, a previsão para que o Barco Hospital São João XXIII seja inaugurado e entre em operação em agosto de 2021, após as adequações necessárias, instalação de equipamentos hospitalares, testes e suas devidas licenças.

Por Karol Granchi em 04/12/2020 17:23