Cidades
Menina de 11 anos doa cabelos antes de retirar tumor cerebral em Catanduva
Moradora de Santa Adélia, Grazielly, de apenas 11 anos, doou os cabelos antes de retirar tumor cerebral no Hospital de Câncer de Catanduva
Um ato de coragem e solidariedade de uma menina de apenas 11 anos de idade comoveu familiares e profissionais da saúde no Hospital de Câncer de Catanduva, da Fundação Padre Albino. Diagnosticada com um tumor cerebral, a estudante Grazielly Ferreira, moradora de Santa Adélia, chamou seus pais para contar sobre a decisão de doar seus cabelos para outras crianças que também enfrentam a luta contra o câncer.
A atitude da menina incentivou os pais e profissionais da saúde a também doar suas mechas.
A decisão
Quando a equipe médica agendou a data da cirurgia de Grazielly, a menina permaneceu em silêncio por alguns minutos, se levantou da cama e falou para seus pais do desejo em doar os cabelos que seriam cortados para o Hospital de Câncer de Catanduva. Uma mistura de espanto e emoção tomou conta de todos. Imediatamente a equipe de captação de recursos do HCC foi chamada para receber a doação das suas mechas.
A motivação
Comovidas com a coragem daquele momento e o espírito solidário da filha, a mãe da menina e a equipe de enfermagem do plantão também ofereceram mechas de seus cabelos para doação.
“Ficamos muito emocionadas com a postura madura e forte da ‘Grazi’ que, apesar da pouca idade, sua coragem deu mais força e tranquilidade tanto para a família quanto para nós. Por isso, resolvemos ajudar de alguma forma”, disseram as profissionais Rafaela Barboza e Valéria Machado. “Minha filha sempre me fez entender o que é amor e, por amor, vamos enfrentar juntos esta fase”, diz Érica, mãe da Grazielly.
O pai da paciente, Roberto Ferreira, também cortou seus cabelos em prol da atitude da filha. “Com a doença da minha filha nós aprendemos que devemos ter um coração mais agradecido e fé de que tudo dará certo… só assim estamos conseguindo seguir em frente com tudo isso, sem nos abalarmos”, comentou.
O retorno para casa
Grazi concluiu sua cirurgia. Foram aproximadamente 16 dias até a alta hospitalar, quando a família foi autorizada para o emocionante reencontro. Já em casa, onde se recupera aos poucos, recebe todo o carinho e auxílio da família.
“Espero que a pessoa que for usar os cabelos doados pela nossa filha, sinta-se tão feliz como ela é. Não podemos deixar de agradecer à toda equipe de multiprofissionais e médica do Hospital Padre Albino, por ter nos acolhido e nos amparado nesse momento tão delicado da vida da nossa filha. Deus os recompense em saúde e alegrias”, disse emocionado o papai Roberto Carlos Ferreira.
Para doar
Abrace o HCC – O Hospital de Câncer de Catanduva assiste pacientes adultos de 19 cidades com atendimento ambulatorial, consultas, exames, cirurgias, quimioterapia e radioterapia. Sua ajuda é muito importante. Ligue para nossa Central de Doações: 0800 2004 222.
- Cidades1 dia
Dentista é agredido dentro de consultório em Rio Preto
- Cidades2 dias
Golpes que iniciam em ligação telefônica seguem fazendo vítimas em Rio Preto
- Cidades2 dias
Saiba como evitar choque elétrico em máquina de lavar
- Cidades1 dia
Idoso é encontrado morto dentro de casa nesta quarta-feira em Rio Preto