Redes Sociais

Cidades

Profissionais da saúde, da rede pública e privada de Rio Preto, começam a ser imunizados contra Covid-19

Segundo a gerente de imunização do município, Michela Dias Barcelos, são pelos menos 21 mil profissionais da saúde em Rio Preto

Publicado há

em

A médica Vera Lúcia Kawagoe, de 57 anos, foi a primeira profissional da saúde, a tomar uma das 7.800 doses da Coronavac que chegaram a São José do Rio Preto, na última quarta-feira (20). Ela atua na saúde desde 1993, e trabalha na linha de frente na Unidade Básica de Saúde do Solo Sagrado. “Me sinto muito lisonjeada, porque perante tantos outros colegas de trabalho que estão fazendo o mesmo trabalho que eu, eu fui agraciada”.

A segunda profissional a ser vacinada nesta quinta-feira (21), foi Rita de Cássia Gimenez, de 47 anos, enfermeira na Upa Jaguaré. Ela disse que é “uma grande satisfação para gente que está ali nesse sofrimento, nessa angústia. A gente está esperando a salvação com a vacina”.

A enfermeira Cláudia Tozzo Garcia, de 30 anos,que trabalha na área de tomografia do Centro Diagnóstico Hospital Dia, que é referência para diagnóstico de Covid no município, foi a terceira a receber a vacina. “É muito importante, é um momento de esperança. Hoje vem um novo jeito de lidar com a pandemia. Isso e muito importante para gente que está batalhando na linha de frente”.

A gerente de imunização do município, Michela Dias Barcelos, disse que em Rio Preto são pelo menos 21 mil profissionais da saúde e que isso não inclui apenas médicos e enfermeiros. “A gente fala também do pessoal da limpeza, dos motoristas de ambulância, entre tantos outros. Temos também os idosos institucionalizados e os trabalhadores que atendem estes idosos. Somados, são aproximadamente 23 mil”.

Em relação aos insumos, Michela diz que “no final de 2020 recebemos quase 200 mil agulhas e seringas. A população não precisa se preocupar com isso. Estamos preparados para atender todos”.

A vacina será para todos?

O secretário de saúde de São José do Rio Preto, Aldenis Borim, disse que não serão apenas funcionários da rede pública de saúde que serão imunizados. Funcionários de hospitais privados também serão beneficiados. “A vacina não distingue o público e o privado. Ela é direito de todos. Nós temos que tratar o ser humano por igual”.

O secretário disse ainda que estas 7.800 doses que chegaram na última quarta-feira (20), serão todas aplicadas como primeira dose nas pessoas. Ou seja, 7.800 pessoas serão imunizadas. As doses para a segunda etapa devem chegar entre 21 e 28 dias.

Ele ainda lembrou que “vacina não é salvo-conduto para não pegar Covid e não transmitir. Todas as medidas como lavagem de mãos, uso de álcool gel, uso de máscara devem ser mantidas, assim como evitar aglomerações.

O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo disse: “nós vamos aguardar a chegada de mais vacinas. Vamos agora utilizar essas que temos dentro desta programação”.

Questionado se tomará a vacina, Edinho respondeu: “tomarei a vacina na hora certa, quando minha faixa etária permitir”.

Na última terça-feira (19) a primeira colaboradora imunizada em Rio Preto foi a enfermeira Prisciani Batista. Colaboradora do Complexo Funfarme há 12 anos, ela atua na linha de frente Covid desde o início da pandemia. “Me senti muito feliz e muito grata. É um momento que as pessoas estão passando por tanto sofrimento por conta da doença e isso traz bastante motivação para todos”, disse Prisciani.

AS MAIS LIDAS