Redes Sociais

Cidades

Reeducandos do CPP que expeliram porções de maconha fogem do HB

Homens estavam internados no Hospital de Base desde o dia cinco de fevereiro para expelir porções de drogas

Publicado há

em

Dois reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto, que estavam internados no Hospital de Base sob escolta da Polícia Militar, fugiram, na manhã desta segunda-feira (15). Eles e outros reeducandos estavam internados desde o dia cinco deste mês, para expelir porções de drogas, após serem flagrados tentando entrar com o entorpecente no estômago, dentro da instituição.

De acordo com informações da polícia, a enfermeira do setor onde um deles, de 36 anos, que estava internado, solicitou para que as algemas do preso fossem retiradas para ele tomasse banho. A PM informou que algemou o preso com as mãos para frente e ficou aguardando o homem terminar o banho na porta, do lado de fora do quarto.

No entanto, ainda segundo a PM, ao retornar, o policial não encontrou mais o homem. Ainda de acordo com a PM, o policial não soube dizer por onde o preso teria fugido. Diversas viaturas e o helicóptero Águia trabalharam na ação para tentar capturar o criminoso, mas ele não foi encontrado. Outro preso fugiu e outros dois permanecem internados. 

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária informou que o homem seria encaminhado ao Centro de Detenção Provisória. Confira:

“A Secretaria da Administração Penitenciária informa que um preso do Centro de Detenção Provisória  (CDP) de São José do Rio Preto fugiu do Hospital de Base do Município hoje (15). O detento havia sido encaminhado para o local pelo Centro de Progressão Penitenciária (CPP) da cidade e, posteriormente, iria ser encaminhado para transferência e custódia no CDP, pois havia infringido as regras do regime semiaberto ao tentar entrar no CPP com entorpecentes no estômago.

Ele estava com escolta da Polícia Militar, que realizou o registro do Boletim de Ocorrência.

Entenda melhor o caso:

Ao final da tarde do dia 05/02, quando retornavam do serviço realizado na horta do CPP, reeducandos passaram pela revista pessoal na portaria da unidade para adentrar a unidade. No momento em que foram submetidos ao scanner corporal, o aparelho identificou objetos estranhos na região abdominal de quatro deles. Por esse motivo, o quarteto foi encaminhado ao Hospital de Base do município para avaliação médica e retirada dos objetos dos corpos. No mesmo dia, dois deles evacuaram 05 (cinco) e 15 (quinze) papelotes, respectivamente, de substâncias semelhantes a entorpecentes. Os outros dois permaneceram internados para observação e aguardo da evacuação dos invólucros. Vale ressaltar que estes presos praticam atividades laborterápicas na horta da unidade prisional, que fica na área externa ao muro da unidade, mas nas dependências do presídio, fazendo divisa a uma propriedade particular, separada por arame farpado.”

Segundo informações do boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil, o fugitivo expeliu mais porções de drogas no dia 9, totalizando 22 porções. Os dados não foram atualizados na nota enviada pela SAP.

O Complexo Funfarme informou que, na manhã desta segunda-feira, dia 15, dois pacientes, que estavam sob escolta, evadiram da instituição. A Fundação destaca que o procedimento de escolta é de competência da Secretaria de Segurança Pública.

(Atualizada às 17h27). 

AS MAIS LIDAS