Cidades

Prefeitura inicia replantio de árvores na Praça Leonardo Gomes

Espaço público que sediará o novo Shopping Azul vai receber o dobro de árvores nativas cortadas

A Praça Leonardo Gomes, que está sendo preparada para sediar o futuro camelódromo de Rio Preto - o novo Shopping Azul, recebeu o plantio de 18 árvores nativas. O serviço começou no dia 15 e já teve a primeira etapa concluída, com o plantio de 18 ipês: seis amarelos, seis brancos e seis rosas. O corte das árvores gerou indignação entre ambientalistas de Rio Preto, que não concordaram com a medida. 

Está previsto, num prazo de até 60 dias, o plantio de outras 18 árvores nativas, totalizando o replantio do dobro de árvores que estavam condenadas e tiveram que ser cortadas no local. As mudas plantadas nesta primeira etapa são do Viveiro Municipal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo. 

A segunda e última etapa do projeto na antiga Praça Cívica terá o plantio de outras 18 mudas de árvores nativas e nobres como angico branco, cedro-rosa, copaíba, jequitibá, pau-terra, peroba, entre outras. Essas mudas, mais desenvolvidas e com tamanho maior, serão adquiridas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, que é responsável pelo projeto do novo camelódromo. O plantio foi realizado por funcionários da Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo). 

A ideia é que o local se torne, no futuro, ainda mais arborizado do que já foi e com espécies mais adequadas e resistentes, incluindo as nativas e ameaçadas de extinção. A Secretaria de Desenvolvimento pretende catalogar e instalar plaquinhas com nome das espécies (popular e científico) e com um QRCode, que ao ser lido por smartphones trará informações completas sobre a planta. 

 

Por Da Redação em 19/04/2021 17:20