Cidades

Corpo de Bombeiros de Rio Preto recebe caminhão para combate às queimadas

Veículo traçado é ideal para combate ao fogo em áreas de vegetação

O prefeito Edinho Araújo participou, na manhã desta quarta-feira, dia 12, da entrega técnica de um caminhão do tipo bomba d’água utilizado no combate a incêndios. O veículo foi montado para atuação em áreas de difícil acesso e é indicado para combater chamas em vegetação.

O caminhão conta com reservatório para 12 mil litros de água, jato frontal e esguichos laterais, além de dispersor traseiro de água que permite ao veículo escapar, em marcha ré, caso seja envolvido pelas chamas.

“É um caminhão que faz o trabalho de uma equipe inteira. Ele permite uma aproximação muito maior e é capaz de escapar com segurança de locais de risco”, explicou o major do Corpo de Bombeiros, Edimilson Santana Branco, que comanda interinamente o 13° Grupamento da corporação.

O major explicou ainda que o veículo, por contar com tração em todos os eixos, pode ser utilizado em regiões de matas e pastagens. “Além disso, ele é capaz de esguichar água, mesmo estando em movimento, o que diminui muito a necessidade de utilização de mangueiras”.

Coordenador da Defesa Civil de Rio Preto, o coronel Carlos Lamin participou da entrega e comentou a aquisição. “É mais um equipamento importante no combate às queimadas. Vai auxiliar muito naquelas situações em que a prevenção não for o suficiente”, disse.

Lamin coordena o Comitê Gestor de Combate às Queimadas, que inclui instituições públicas estaduais e municipais, além de iniciativa privada, e atua na implantação de medidas preventivas ao longo de todo o ano, trabalho que é intensificado no período de estiagem.

Aquisição

O veículo entregue pela Prefeitura de Rio Preto ao Corpo de Bombeiros nesta quarta está avaliado em R$ 700 mil e foi revertido, sem custos, ao município após decisão da Justiça com base na Lei Antidrogas.

O caminhão havia sido apreendido pela Polícia Federal, em 2020, em operação contra o tráfico. A adaptação com os equipamentos de combate a incêndio foi feita em Jaboticabal. “A intermediação da Prefeitura foi fundamental para que o veículo ficasse em Rio Preto”, comentou Santana.   

Por Da Redação em 12/05/2021 17:25