Cidades

Monumento que sinaliza turístico-religioso em Rio Preto será inaugurado nesta sexta (11)

Monumento do Peregrino, que sinaliza o marco zero do Ramal São José, que fará parte do Caminho da Fé, será entregue pelo prefeito Edinho Araújo em frente à igreja Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Monumento do Peregrino, que sinaliza o marco zero do Ramal São José, que fará parte do Caminho da Fé, será entregue pelo prefeito Edinho Araújo em frente à igreja Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luis de Souza, entregam oficialmente, nesta sexta-feira, (11), às 9h, o Monumento do Peregrino que sinaliza o marco zero do Ramal São José, que fará parte do Caminho da Fé, um roteiro turístico-religioso entre São José do Rio Preto e municípios da região, que se conectará a outros trechos espalhados pelo Estado de São Paulo.

O Ramal São José, Caminhos da Fé, faz parte da rota de peregrinação que se conectará a outros caminhos regionais, tendo como ponto final o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). A cerimônia será na praça em frente à igreja Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Ramal de São José

Em janeiro deste ano, o peregrino Vivaldo Aparecido Ribeiro, de 57 anos, foi o primeiro a usar o ‘Ramal de São José’. Ele iniciou sua caminhada até o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na cidade de Aparecida, na região do Vale do Paraíba.

O devoto de Nossa Senhora Aparecida, Vivaldo partiu da Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Boa Vista e comemorou seu aniversário na estrada. Ele levou terços e imagens de Nossa Senhora Aparecida para distribuir aos moradores das cidades por onde passou.

O ‘Ramal de São José’, que agora integra o percurso, passa ainda pelas cidades de Engenheiro Schmitt, Cedral, Potirendaba, Ibirá, Urupês, Vila Nova Cardoso, Novo Horizonte e Borborema, em um total de 170km.

Sobre o Caminho da Fé

O Caminho da Fé é um trajeto de peregrinação brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha).

Inicialmente feito por alguns peregrinos em direção ao Santuário de Aparecida, a rota foi oficializada, em 2005. Atualmente há diversos caminhos até Aparecida, com saídas partindo dos municípios de São José do Rio Preto, Cravinhos, São Simão, Santa Rosa do Viterbo, São Carlos, Descalvado, Tambaú, Águas da Prata, Franca, Borborema, Guaxupé (MG).

O Caminho da Fé é uma rota sinalizada por setas amarelas e composto por trechos de estradas de terra, asfalto, trilhas dentro de fazendas ao lado dos trilhos de trem.

 

Por Da Redação em 11/06/2021 10:30