Cidades

Cônsul-geral da Espanha visita Rio Preto para iniciar obras de monumento

Comunidade irá construir espaço com obelisco de 45 metros em homenagem aos imigrantes espanhóis

O prefeito Edinho Araújo, ao lado da primeira-dama Maria Elza (presidente do Fundo Social de Solidariedade), participou na manhã desta sexta-feira, 22, do descerramento da placa que marca o início da obra da Plaza de España, que terá um obelisco de 45 metros de altura (equivalente a um edifício de 15 andares) como homenagem à comunidade espanhola e aos imigrantes hispânicos que ajudaram a construir o desenvolvimento de Rio Preto e região. O monumento será construído entre as faixas de rolagem da avenida José Munia, em frente ao Shopping Plaza Avenida.

“Neste dia histórico, anunciamos o monumento em homenagem à comunidade espanhola. Trata-se de parceria público-privada entre a Prefeitura e a comunidade, representada pelo vice-cônsul da Espanha em Rio Preto Dom Antônio Cabrera Mano Filho, que doou a construção da praça. Rio Preto é uma cidade que deve muito a seus imigrantes e com esse projeto queremos agradecer a todos que contribuíram para o crescimento da nossa querida metrópole. Tenho certeza de que este espaço democrático será um dos mais visitados da cidade e servirá de palco para grandes eventos culturais”, destacou o prefeito.

A Plaza de España faz parte do Projeto Viva Praça – Colônia Viva, uma parceria público-privada, na qual o Poder Público cede a área para homenagear colônias de imigrantes. A Praça Memorial dos Povos Árabes foi a primeira construída nessa modalidade.

O descerramento da placa aconteceu às 10h, e teve a presença do cônsul-geral da Espanha Dom Miguel Gómez de Aranda Y Villén; do vice-cônsul da Espanha em Rio Preto Dom Antônio Cabrera Mano Filho; e do presidente da Casa de España Nelson Lóis Oureiro, além de representantes da comunidade espanhola de Rio Preto e região.

O projeto da praça é assinado pelo arquiteto Romeu Patriani, inspirado em cidades colonizadas pelos espanhóis e outras da própria Espanha, como Sevilha, Valência e a capital Madri. O obelisco ficará no centro da Plaza de España, dando destaque a um amplo palco a céu aberto.

O projeto arquitetônico da praça foi elaborado pela comunidade espanhola e apresentado à Prefeitura em setembro de 2018. O projeto de fundação precisou de aprovação do poder público. Já o obelisco precisou ser aprovado pela aeronáutica. A obra, avaliada em R$ 1,5 milhão, será patrocinada pelo Grupo Cabrera, como forma de homenagear o patriarca da família Antonio Cabrera Batista (1890-1970), que chegou ao Brasil em 1896, e seu filho Antonio Cabrera Mano (1930-2010), um dos primeiros descendentes da família a nascer na região, em Monte Aprazível.

“O que estamos fazendo aqui hoje é resgatar a nossa memória, que é a nossa bússola. A ideia do Obelisco é fazer com que a população de Rio Preto olhe com mais valor para o seu passado para compreender melhor o seu presente e, mais do que isso, que ele possa planejar melhor o seu futuro com esperança”, relatou Dom Antônio Cabrera.

O Cônsul D. Miguel agradeceu a cidade pela iniciativa de homenagear a colônia com uma praça e se disse feliz por participar deste momento. Ele recebeu do prefeito Edinho Araújo uma placa comemorativa ao evento e uma cópia do decreto de hóspede oficial do município.  A praça deverá ser entregue no primeiro semestre de 2022.

Acompanharam o evento os vereadores Pedro Roberto, Bruno Moura e Jean Charles, além do secretário de Serviços Gerais Ulisses Ramalho, de Trânsito Amaury Hernandes, de Comunicação Social Mário Soler, o de Cultura Pedro Gang, a secretária da mulher Maria Cristina de Godoi Augusto e o chefe de Gabinete Zeca Moreira.

 

Por Da Redação em 22/10/2021 15:36