Cidades

Sem folia: mais de 20 cidades da região de Rio Preto cancelam Carnaval de 2022

Desse total, estão os prefeitos de 17 cidades da região de Catanduva que assinaram uma carta aberta para não realização da festa.

Em reunião nesta quarta-feira, 24, o prefeito Edinho Araújo anunciou que Rio Preto não vai promover carnaval em espaços públicos em 2022. Os eventos privados estão autorizados, porém devem seguir as regras do Plano São Paulo.

A decisão segue o que já foi anunciado por pelo menos 22 cidades do noroeste paulista. Fazem parte desse total os prefeitos de 17 cidades da região de Catanduva que assinaram uma carta aberta para não realização do Carnaval no ano que vem.

O documento conta com adesão das prefeituras de Catanduva, Santa Adélia, Pindorama, Palmares Paulista, Catiguá, Ariranha, Novo Horizonte, Novais, Tabaupã, Elisiário, Paraíso, Urupês, Marapoama, Irapuã, Sales e Fernando Prestes, Vista Alegre do Alto.

Um dos fatores que contribuiu com o posicionamento coletivo é a preocupação com a instabilidade da pandemia de Covid-19.

“Apesar da queda nos indicadores de contaminação e, ao mesmo tempo, avanço da imunização, ainda exige atenção. A responsabilidade com a vida fez com que a decisão fosse pela não realização do Carnaval de 2022”, disse um trecho da carta.

A questão econômica também influenciou na decisão. Segundo os municípios, o panorama atual não possibilita que as cidades apliquem recursos em eventos desse porte, levando em conta as dificuldades financeiras enfrentadas por cada uma.

Cancelamento da festa em outras cidades

Fernandópolis, Jales, Ibirá, Potirendaba e Uchoa são outros municípios que também decidiram por não realizar as festas de Carnaval em 2022.

Em relação à Ibirá, a festa que tem o apoio da Prefeitura já havia anunciado sete atrações para a edição de 2022, como Os Barões da Pisadinha e Bonde do Tigrão, porém o evento foi adiado.

O adiamento foi confirmado nesta terça-feira, 23, após reuniões entre o prefeito, a Santa Casa da cidade e membros da organização do evento. Para a prefeitura, como muitas cidades da região também cancelaram o carnaval, Ibirá poderia receber uma grande quantidade de turistas.

Nesta quarta-feira, 24, a comissão organizadora do Festival Cai na Folia evento emitiu uma nota nas redes sociais confirmando que a festa foi adiada para 2023.

“Nós, da organização do evento, apesar de entender a importância da realização e acha-la totalmente viável, com todas as medidas sanitárias sendo aplicadas, aceitamos a decisão e informamos a quem comprou os ingressos que uma data será estabelecida para a devolução do dinheiro”, disse a nota.

Por Da Redação em 24/11/2021 18:50