Redes Sociais

Cidades

Emurb inicia segunda fase do sistema Estacione Digital

Projeto prevê extinção gradativa da venda de créditos pelos fiscais

Publicado há

em

Foi publicado na última sexta-feira, 15, no Diário Oficial do Município, o edital de convocação para pregão presencial para a concessão dos serviços de automatização que integram a segunda fase do sistema Estacione Digital (E-Digital). O objetivo das mudanças é que, em longo prazo, os agentes de campo fiquem apenas com a função fiscalizatória, e a venda dos créditos e cartões do estacionamento rotativo seja feita em parquímetros e pontos de venda comerciais e cabines presenciais.

“A primeira etapa dessa segunda fase atenderá a uma região com até 500 vagas. A expectativa é ir ampliando, a cada 90 dias, até atendermos todas as 2.607 vagas”, explica o diretor da Emurb, Rodrigo Juliano.

O projeto que amplia a automatização prevê a instalação de parquímetros e totens para compra de créditos por meio de cartões e Pix. “Será um parquímetro para cada grupo de no mínimo de 20 vagas [aproximadamente um por quarteirão] de estacionamento e um totem com cabine de vendas a cada 70 metros. Assim o usuário não precisará mais ir atrás do fiscal”, disse.

Será implantada também a individualização das vagas e a possibilidade do monitoramento “O usuário poderá saber onde há uma vaga disponível pelo mapa no próprio celular”, explica Juliano.

Além disso, o edital prevê o uso de um veículo com câmeras instaladas na parte externa e que fará a fiscalização. “Os veículos que não respeitarem o estacionamento rotativo serão identificados pelas placas e lançados no sistema por meio do aviso de tolerância”.

A Empro Tecnologia e Informação – empresa pública de tecnologia da informação, que é a desenvolvedora do sistema E-Digital – vai acompanhar a integração das novas funcionalidades. “Consideramos que a implantação do aplicativo foi um sucesso, agora vamos evoluir para trazer mais comodidade ao usuário”, acrescenta Juliano.

A expectativa é de que o pregão presencial com as empresas interessadas ocorra no dia 11 de maio.

AS MAIS LIDAS