Redes Sociais

Cidades

Mutirão na ‘Favela Marte’ vai conscientizar moradores sobre descarte incorreto de lixo

Ação será realizada nesta quarta-feira (6)

Publicado há

em

As Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, Serviços Gerais e Saúde, participam nesta quarta-feira, 6, às 8h30, de um Mutirão Ambiental da Limpeza e da Saúde na Favela Marte 3D.

O Mutirão de Limpeza é uma das ações previstas no curso Marte Ambiental, que tem como objetivo formar 30 lideranças socioambientais nesta comunidade. A ação ainda conta com a mobilização local feita pela AgroValquírias junto à Rede Favela e pelo apoio técnico da Caliandra e do Instituto Tellus. 

A atividade visa sensibilizar os moradores para os impactos do descarte incorreto de resíduos e inspirar a colaboração para a manutenção de espaços limpos. 

Em grupos, os participantes vão fazer uma caminhada educativa pelas vielas da favela, recolhendo resíduos descartados de forma incorreta, identificando pontos viciados e refletindo coletivamente sobre estratégias de cuidado coletivo para o descarte responsável. 

Será também uma oportunidade para os moradores descartarem itens que não desejam mais, os quais serão removidos pela Secretaria de Serviços Gerais. 

A ação é aberta à participação de voluntários. A Secretaria de Serviços Gerais irá fornecer os equipamentos, como bobcat, caminhão basculante, caminhoneta e profissionais, como mão-de-obra equipada e especializada para fazer a limpeza das vielas pré-identificadas na visita técnica. A Secretaria de Saúde vai realizar um momento de orientação sobre a importância da manutenção de espaços limpos para eliminação de focos de doenças e animais peçonhentos. Já a Secretaria de Meio Ambiente, além de articular toda a ação, disponibilizará técnicos que estarão presentes apoiando a ação. 

 

AS MAIS LIDAS