Redes Sociais

Cidades

Prefeitura reforma pontos de apoio após vandalismo e furto de materiais

Vândalos furtam alambrados, câmeras, relógios de energia hidrômetros e ateiam fogo em guarita

Publicado há

em

A Secretaria de Serviços Gerais de Rio Preto continua reformando todos os pontos de apoio do município, apesar do furto de materiais que seriam empregados na reforma e do vandalismo constante nessas áreas. De acordo com a pasta, o serviço de melhoria e reestruturação dos espaços para recebimento de materiais inservíveis começou no ano passado e até agora já foram reformados e reestruturados em 13 locais.

No momento, o 14º Ponto de Apoio, do Parque das Flores, está passando por reformas. A obra está na fase de concretagem e o local está sendo totalmente remodelado e modernizado.

O secretário Ulisses Ramalho explica que as reformas foram necessárias para a construção de novas rampas de acesso e que a implementação de novos equipamentos como caçambas trouxeram muitas melhorias na hora em que o público faz os descartes dos materiais inservíveis.

Mas a secretaria de Serviços Gerais, responsável pela administração dos pontos de apoio, pede ajuda da comunidade dos bairros próximos e moradores do entorno para chamar a Policia Militar ou GCM em caso de movimentos suspeitos e assim ajudar na fiscalização, evitar furtos e para identificação dos vândalos.

“Essas ações de vandalismo ocorrem principalmente nos feriados e fins de semana. A prefeitura está fazendo, reformando tudo, criando inclusive pistas de caminhada ao redor de muitos espaços, mas os vândalos promovem quebra-quebra, furtos de hidrômetros, fios elétricos, lâmpadas, alambrados e até tocam fogo em guarita recém construída, o que ocorreu no Ponto de Apoio do Parque das Flores”, relata o secretário.

A última ocorrência foi registrada no ponto de apoio São José do Rio Preto 1. O relógio padrão de energia foi furtado e terá que ser reinstalado no poste.

O engenheiro Humberto Scandiuzzi, responsável na secretaria de Serviços Gerais pelo Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos, ressalta que já foram reformados treze pontos. Os espaços de descarte receberam várias melhorias e agora o Parque das Flores está em fase final da reforma e serão quatorze espaços totalmente reformados.

“Reformamos, melhoramos acesso, rampas para descarte, instalamos novas caçambas e outros equipamentos, os pontos foram cercados e receberam novos alambrados, iluminação moderna e até instalação de câmeras de monitoramento entre outras melhorias para o cidadão”, enumera Scandiuzzi.

Mas infelizmente, todo esse esforço não está valendo de nada e está sendo necessário fazer de novo, pois a prefeitura faz num dia e no outro os vândalos aproveitam a madrugada para furtar e destruir todo o trabalho.

“Em todos os locais foram registrados furtos após a reforma.  No Ponto de Apoio do Ana Célia estamos promovendo melhorias, finalizando a reforma da calçada e mesmo assim foram furtados cerca de 80 metros lineares de alambrado”, relata Scandiuzzi.

O secretário Ulisses Ramalho afirma que é difícil mensurar os prejuízos, mas a lista de pequenos furtos não para de crescer. “No São José do Rio Preto I roubaram toda a iluminação, câmeras, fiação e uns 30 metros de alambrado e no Parque das Flores atearam fogo na guarita novinha, que nem foi inaugurada. Tudo isso é dinheiro público jogado fora pois teremos que fazer o serviço e comprar material tudo de novo. Isso é revoltante”, completas o secretário e  o engenheiro responsável pelas reformas nos pontos de apoio.

As denúncias de movimentos suspeitos e ocorrências de existências de vândalos nos pontos de apoio devem ser feitas através dos telefones da Policia Militar 190 e GCM 153.

AS 10 MAIS LIDAS