Redes Sociais

Cidades

Saiba como e onde descartar seus aparelhos eletrônicos e pilhas em Rio Preto

A cidade tem 57 pontos de coleta disponíveis gratuitamente para a população

Publicado há

em

O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os nossos aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água, além de outros impactos negativos.

Por outro lado, a reciclagem de celulares, fones, impressoras, cabos, pilhas, carregadores, entre outros, permite a reutilização do plástico, vidro, cobre, prata, ouro, e muitos outros, além de dar a destinação correta e segura para materiais que não podem ser recuperados.

A Green Eletron, principal gestora da logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas do Brasil, tem atuação em São José do Rio Preto, disponibilizando nove coletores de eletroeletrônicos e pilhas de pequeno porte. Exclusivo de pilhas são 48 Pontos de Entrega Voluntária. Veja como fazer o descarte ambientalmente correto de aparelhos elétricos e eletrônicos e pilhas.

Separe o que será descartado

É importante separar os aparelhos elétricos e eletrônicos do lixo reciclável (garrafas plásticas, embalagens, potes de vidro, etc) e do lixo orgânico. Cada um deles possui uma destinação específica para facilitar o processo de reciclagem. No caso dos resíduos eletrônicos, o seu descarte deve ser feito em locais específicos. A boa notícia é que eles estão instalados em unidades do comércio local e, por isso, a ação pode ser inserida na rotina da população.

Como descartar

Se você for descartar eletroeletrônicos, não desmonte os produtos. Se o aparelho tiver bateria de lítio, como em celulares, notebook, etc, deixe-a dentro do produto. Para as pilhas comuns, basta descartá-las soltas ou em uma sacola de plástico em qualquer ponto de coleta de pilhas ou até mesmo de eletrônicos, que também são equipados para recebê-las.

Com a tecnologia, o processo de identificar o coletor para o descarte de eletroeletrônicos e pilhas ficou mais fácil. A Green Eletron disponibiliza em seu site todos os Pontos de Entrega Voluntária e os classifica por proximidade do endereço inserido por cada pessoa que faz a busca. Veja os que estão disponíveis hoje em São José do Rio Preto:

 Bosch 

Avenida dos Estudantes, 2700 – Jardim Novo Aeroporto

Carrefour

Avenida Marginal Tancredo Neves, 900 – Parque Industrial

Casas Bahia – Plaza Avenida Shopping

Avenida José Munia, 4775 – Jardim Redentor

Casas Bahia – Shopping Cidade Norte

SP-427, 2077 – Condomínio Renascer

Leroy Merlin

Avenida Mario Andreaza, 404 – Jardim São Marcos

Makro 

Avenida Floriano André Cabrera, 955 – Jardim São Marcos

MotoStore Rio Preto Shopping Center

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6363 – Jardim Morumbi

Pontofrio Riopreto Shopping Center

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6363 – Jardim Morumbi

Pontofrio Shopping Iguatemi

Avenida Presidente Juscelino K. de Oliveira, 5000 – Residencial Eco Village I

Para descartar suas pilhas, escolha entre os 48 pontos de coleta.

Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site Eletrônico Não É Lixo é possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos e também baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.

AS MAIS LIDAS