Cidades
Voz que cura: técnica de enfermagem do HB canta para pacientes da UTI
Laila Beatriz Cardoso, de 21 anos, é do interior da Bahia e começou a cantar na igreja

Uma técnica de enfermagem do Hospital de Base de Rio Preto tem levado conforto, motivação e esperança aos pacientes em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição. Além da dedicação ao trabalho e aos estudos na área da saúde, Laila Beatriz Pereira Cardoso também usa de uma das suas maiores paixões da vida, a música, para ajudar pessoas em estado crítico a se recuperarem.
A jovem, que também está concluindo a faculdade de enfermagem, sempre quando pode, canta aos pacientes. Tudo começou através de um convite feito por um dos fisioterapeutas que atendem os pacientes da UTI.
“A equipe de fisioterapeutas sempre leva os pacientes na sacada para tomar sol e olhar a paisagem. Um dia o ‘Joe’ me convidou para cantar para os pacientes e virou parte da rotina. Sempre quando posso ir na UTI, eu canto. É uma ação em conjunto com os fisioterapeutas, os profissionais da limpeza, os enfermeiros, se torna algo especial e muito bonito”, disse.
Laila é da cidade de Piramirim, com mais de 21 mil habitantes no interior da Bahia. Em Rio Preto há quatro anos – após ter conseguido uma bolsa de estudos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar na faculdade, ela conta começou a cantar através de um concurso de música que participou na escola, aos 16 anos.
“Depois disso entrei no coral da minha igreja cantando em missas e eventos da igreja e não parei mais. A música sempre fez parte da minha vida e meus pais também sempre me incentivaram”, relembra.
Nos últimos dias, a nordestina ganhou o coração dos seguidores do Hospital de Base nas redes sociais. Um vídeo publicado pela instituição, que já tem mais de 2,9 mil visualizações, mostra a técnica de enfermagem e a equipe de fisioterapeutas cantando para um paciente de 25 anos, vítima de politrauma.
“São pacientes em estado crítico. Eles escolhem as músicas que querem ouvir e eu canto para eles junto da equipe. É muito gratificante ver o que uma ação tão simples faz no paciente. Eles ficam bem, eles ficam felizes e a gente consegue acompanhar a evolução deles”.
Na internet, é possível ver vídeos da Laila fazendo covers de outros artistas, cantando músicas de diversos artistas, inclusive louvores.