Redes Sociais

Cidades

Secretaria de Trânsito retoma ‘Minicidades’ nas escolas com inscrições abertas

Projeto leva orientação a crianças do segundo ciclo do ensino fundamental

Publicado há

em

O Maio Amarelo – mês de prevenção de acidentes de trânsito – marca também a retomada do projeto Minicidade do Trânsito, com uma nova fase de inscrições. A iniciativa foi suspensa em 2020 por causa do avanço da pandemia de covid-19, mas retomada agora. Antes da suspensão, o projeto visitava em média 20 escolas por ano, atendendo pelo menos 6 mil crianças.

“A gente monta toda a estrutura e promove primeiramente aulas teóricas e, na sequência, as atividades práticas. O objetivo maior é formar cidadãos conscientes, que se tornam retransmissores das boas práticas no trânsito”, explica o coordenador de Educação para o Trânsito Pedro Romeiro.

Nas aulas práticas, os alunos utilizam bicicletas para transitar de maneira ordenada por ruas e avenidas desenhadas em uma lona portátil que simula o ambiente urbano. O cenário também é composto por réplicas em escala diminuta de conhecidos prédios públicos da cidade.

Durante a ação, os alunos são orientados a respeito das melhores condutas nos cruzamentos – semaforizados ou não –, nas rotatórias e nas esquinas com sinal de “Pare”. 

Atualmente, a Minicidade está na Escola Municipal Álvaro Luiz Angeloni, que recebeu a visita do prefeito Edinho Araújo nesta terça-feira, 25.

Inscrições

Os responsáveis pelas escolas interessadas (diretores e coordenadores pedagógicos) podem se inscrever por meio do telefone do Departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança, no telefone (17) 3213-9660. Podem receber a estrutura escolas públicas e particulares que atendem ao segundo ciclo do ensino fundamental. A iniciativa, que conta com o apoio da Guarda Civil Municipal, é totalmente gratuita. 

 

 

AS 10 MAIS LIDAS