Redes Sociais

Cidades

Rio Preto ganha floresta urbana com 74.000 m² e três mil árvores

Parque Ecológico Walter Spotti será entregue ao município em 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado há

em

São José do Rio Preto receberá neste domingo, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o reflorestamento do Parque Ecológico Walter Spotti, uma floresta urbana localizada no bairro Jardim Moyses Miguel Haddad. A área poderá ser visitada gratuitamente pela população para passeios e caminhadas. O parque, desenvolvido pela Spotti Empreendimentos em uma parceria público privada com o governo municipal, será um dos maiores da região noroeste com tamanho equivalente a quase sete campos de futebol.

O Parque Ecológico Walter Spotti tem área de 74.302m² e 2.872 árvores replantadas. Algumas delas já alcançam cinco metros de altura, outras estão com frutos e flores. São mais de 60 espécies entre jacarandá mimoso, flamboyant mirim, merindiba rosa, paineira e jerivá. Entre as frutíferas têm pés de pitanga, jabuticaba, araçá, caju, pequi, uvaia e abiu.

No domingo, uma cerimônia aberta ao público com início às 8h, marcará oficialmente a entrega do plantio das árvores e da doação dos projetos de iluminação e pista de caminhada para a Prefeitura Municipal. O evento terá recepção ao público com frutas, pipoca e algodão doce. Na sequência haverá a abertura oficial seguida de caminhada monitorada para conhecer as espécies plantadas e o processo de restauração. Haverá também soltura de aves pela Polícia Florestal.

O parque foi idealizado pelo engenheiro civil José Luiz Spotti (in memoriam) fundador da Spotti Empreendimentos e filho de Walter Spotti. A empresa atua no segmento imobiliário há 46 anos. “Era um sonho do nosso pai José Luiz. Maratonista e admirador da natureza, ele queria que Rio Preto tivesse parques semelhantes aos que ele conheceu quando praticava corrida nos parques em outras cidades e países e queria que Rio Preto tivesse esses espaços verdes que preservassem o meio ambiente e proporcionassem lazer para a comunidade”, revela Neto Spotti, sócio-diretor da Spotti Empreendimentos.

A ideia nasceu com a construção do Complexo Eco Village Residence. O projeto original previa uma mata nativa dentro do loteamento, porém o empresário José Luiz Spotti (na época proprietário e diretor da Spotti Empreendimentos) optou por oferecer ao município, essa mata nativa e que ela fosse aberta a toda a comunidade. Somando-se a outra área de tamanho menor de propriedade do município, o total da área ficou com 74.302 m². Em 2007 a área passa a ser denominada “Parque Ecológico Walter Spotti” (uma homenagem a seu pai Walter Spotti) consolidado pela lei nº 9.947 na gestão de Edinho Araujo, também prefeito na época.

Porém anos depois ocorreu uma degradação de mata nativa e em 2017 surgiu a necessidade de reflorestar a mata. Em 2018 a Prefeitura lançou um chamamento público buscando o apoio de empresas para recuperar a vegetação do parque. A Spotti Empreendimentos assumiu a tarefa de reflorestamento da mata através de um termo de compromisso de adoção do parque.

“Acabamos adotando o parque para promover a recuperação ambiental. Durante três anos plantamos 2.872 mudas e cuidamos para que se transformassem em árvores. Neste domingo finalizamos esta parceria público privada entregando um parque com a restauração ecológica do local. É possível ver árvores com altura de até cinco metros, com florações e frutificações indicando que existe a autossustentabilidade da área e as interações ecológicas entre flora e fauna. E também vamos doar para a prefeitura o projeto de pista de caminhada e de iluminação”, completa Neto Spotti.

Crença na cidade
A Spotti Empreendimentos é uma empresa que nasceu em 1976 em São José do Rio Preto dedicando-se às urbanizações, incorporações, construções e administração imobiliária de imóveis na cidade. Ao longo de sua história já construiu mais de 10 mil casas entregues, loteamentos com mais de 10 mil terrenos urbanizados e dezenas de outros imóveis construídos. Com tradição de gestão familiar, atualmente seus diretores são os irmãos Sandro, Bruna e Neto Spotti, filhos do fundador José Luiz Spotti.

Em 2019 a Spotti Empreendimentos recebeu o título de Empresa Amiga da Cidade. Neto explica que a empresa tem forte ligação com Rio Preto e procura contribuir com ações sociais e ambientais. Uma das iniciativas apoiadas pela empresa e parceiros é o Projeto NOS, localizado no bairro Alvorada, que leva aulas de reforço escolar de língua portuguesa, matemática e língua inglesa, no contra turno escolar, para crianças em situação de vulnerabilidade.

SERVIÇO
Entrega do plantio de árvores do Parque Walter Spotti e Projetos de Iluminação e Pista de Caminhada
Dia: 5 de junho de 2022
Horário: 8h00
Endereço: entre as Ruas Janette Galeazzi e Benjamin de Oliveira Abbade – Jardim Miguel Moyses Haddad
Entrada gratuita

Continue lendo

AS 10 MAIS LIDAS