Redes Sociais

Cidades

Drone identifica mais 6 veículos descartando lixo irregularmente em Rio Preto

Ações flagram até caminhões de concreto descartando entulho em locais proibidos

Publicado há

em

A Secretaria de Serviços Gerais de Rio Preto realizou nos últimos dias novas fiscalizações por drone com o objetivo de identificar e punir quem descarta lixo e entulho em locais proibidos. Nessa nova etapa, ocorreram voos nos dias 14/6 e 30/6, e as imagens dos flagrantes foram enviadas para a inspetoria fiscal de posturas para identificação dos proprietários.

No dia 14/6 foram flagrados do alto quatro veículos com os motoristas descartando entulhos e outros resíduos na estrada que liga o Auferville a Talhado. No dia 30 de junho, aconteceram novas operações de filmagem que flagraram outro carro no mesmo local (estrada do Auferville sentido Talhado). 

As cinco notificações foram feitas a partir das imagens das placas, sendo encaminhadas para os endereços do cadastro de registros de veículos da Secretaria de Trânsito e Segurança. 

No último dia 4/7, um caminhão carregado de concreto aparece nas imagens. Os fiscais estão levantando os dados do veículo e  do proprietário para finalizar a notificação e autuação.

O secretário de Serviços Gerais Ulisses Ramalho garante que a tecnologia do equipamento é capaz de identificar os sujões com imagens claras  e definidas.

“As imagens do drone não deixam nenhuma dúvida dos veículos, assim consequentemente chegamos em quem está descartando material inservível, e de posse dessas imagens e fotos podemos identificar o proprietário do veículo e punir com multa pesada aqueles que não pensam no próximo”, afirma o secretário.

“Nos últimos voos em junho e julho foram registrados seis flagrantes. Vamos continuar usando essa tecnologia e apostando nessa multa pesada para desestimular o descarte irregular. O motorista pode ter surpresa desagradável. Pode ficar bem caro sujar a cidade jogando lixo e entulhos de construções em locais proibidos. Estamos de olho do alto”, disse Ulisses Ramalho.

Um levantamento identificou cerca de 200 locais onde acontecem descartes, e o equipamento eletrônico com recursos de câmeras de alto alcance e definição de imagens está ajudando na identificação do veículo.

Histórico Fiscalização por Drone

Julho/2022: 1  flagrante

Em 4/7 – Novo flagrante – caminhão de concreto

Junho/2022

5 flagrantes

Em 4/6 – 4 veículos foram flagrados, identificados e serão notificados.

Em 30/6 –  1 flagrante – foi enviada foto de um carro no mesmo local (estrada do Auferville sentido Distrito de Talhado)

Novembro/2021

Nos dias 25 e 26/11 foram realizados novos voos.

11 flagrantes filmados.

Outubro/2021

4 flagrantes registrados

2 veículos já foram identificados pelas placas e as notificações enviadas por correio.

2 veículos estavam com placas muito danificadas e a identificação ficou prejudicada

Julho/2019

23 Notificações geradas

22 Multas aplicadas – Valor total: R$ 57.750

1 Notificação cancelada – retirada espontânea executada

 

As denúncias de descartes em locais proibidos podem ser feitas pelos telefones (17) 3235-3655 ou (17) 3212-1388 das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira e/ou pelo e-mail: smserv.fiscalizacao@riopreto.sp.gov.br

AS 10 MAIS LIDAS