Redes Sociais

Cidades

Semas inicia ação para atualizar dados das famílias inscritas no Cadastro Único

A atualização é obrigatória para garantir o acesso e evitar o cancelamento dos benefícios e programas sociais

Publicado há

em

Famílias rio-pretenses inscritas no Cadastro Único devem atualizar seus dados cadastrais para evitar interrupção e cancelamento no recebimento de benefícios e transferência de renda. A atualização é feita pela Secretaria de Assistência Social (Semas), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). Em Rio Preto, são 14 unidades instaladas em todas as regiões, sendo que uma delas atende exclusivamente moradores de rua.

“As informações fornecidas ao CadÚnico precisam ser atualizadas a cada dois anos ou quando houver alguma alteração nos dados repassados na última atualização cadastral, para garantir o acesso aos benefícios, como o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria para pessoas de baixa renda, tarifas sociais, entre outros. Por isso é muito importante que as famílias procurem os CRAS para não ter o acesso prejudicado”, disse a secretária interina de Assistência Social Eliana Cristina Lechado.

Dentre as ações previstas, estão o trabalho de divulgação no município, como a distribuição de cartazes e panfletos em escolas, UBSs e associações de bairro; envio de SMS para as famílias com cadastro desatualizado; carro de som nos bairros; mídias locais; envio de correspondências nas residências; além da articulação com a rede socioassistencial.

As equipes dos CRAS intensificaram os atendimentos para atualizar os cadastros fazendo busca ativa e visitas domiciliares, visando a orientação e o agendamento dessa ação, contudo, a colaboração dos beneficiários é necessária para não sofrerem com o cancelamento dos programas sociais.

Para mais informações, o munícipe pode procurar o CRAS do seu território, Centro POP, ou entrar em contato com a Central de Orientações pelo telefone 17 3217-4642, que atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

CadÚnico

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento de coleta de dados e identificação das famílias brasileiras de baixa renda, com objetivo de ser utilizado para diversas políticas públicas e programas sociais. Ao se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro Único, a família pode participar de programas sociais, desde que atenda os critérios especificados. O cadastro é realizado pelos CRAS e Centro POP.

São atendidas as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo per capita, conforme critérios do CadÚnico.

 

 

AS 10 MAIS LIDAS