Redes Sociais

Cidades

Conselho de Assistência Social faz Reunião Ampliada/Descentralizada

Temas de discussão: Auxílio Brasil e Cadastro Único

Publicado há

em

Secretaria de Assistência Social e CMAS

O Conselho de Assistência Social de Rio Preto (CMAS) promoveu nesta sexta-feira, 21, uma reunião ampliada para reforçar as orientações e informações sobre o Programa Auxílio Brasil e o Cadastro Único. O encontro, que teve o apoio da Secretaria de Assistência Social (Semas), foi virtual e reuniu mais de 150 trabalhadores do SUAS, usuários e beneficiários dos equipamentos públicos, representantes de entidades parceiras e população em geral.

Os objetivos foram foi tirar dúvidas e esclarecer o Cadastro Único e o Programa Auxílio Brasil. Uma oportunidade de levar conhecimento, principalmente, para quem trabalha com famílias em situação de vulnerabilidade social.

Esses encontros reforçam o papel do CMAS de dialogar e preparar os trabalhadores, usuários e beneficiários dos serviços socioassistenciais. Além disso, criar alternativas para a melhoria e qualificação da prestação dos serviços socioassistenciais.

O Cadastro Único é o instrumento que mostra, identifica e caracteriza famílias de baixa renda. É uma base de dados para ajudar a organizar e planejar ações e políticas públicas. Precisa ser atualizado a cada 2 anos ou quando a alguma informação prestada tiver alguma alteração. São os dados contidos nele que vão definir se uma pessoa pode ou não receber algum benefício.

O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda do Governo Federal. As dúvidas também são frequentes e os técnicos e trabalhadores precisam estar sempre atualizados para esclarecer as demandas da população. “Essa é uma oportunidade de formação e de conhecimento, extremamente importante quando falamos no atendimento das famílias mais vulneráveis. Precisamos de um atendimento cada vez melhor e mais qualificado”, disse a  secretária Helena Marangoni.  

O programa, destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país, integra políticas públicas de assistência social, saúde e educação. Além da renda, o programa busca simplificar os benefícios e estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social. Quem coordena, gerencia e libera o benefício é o Ministério da Cidadania, mas quem faz o cadastramento, acompanhamento e o monitoramento mensal dessas famílias é o município.

AS MAIS LIDAS