Cidades
Rio Preto passa a integrar sistema Detecta de monitoramento
Plataforma traz mais segurança com troca de informações entre órgãos públicos

A Prefeitura de Rio Preto selou o convênio para aderir ao sistema Detecta, plataforma do governo do Estado que visa a troca de informações e cooperação entre órgãos públicos, com foco na segurança. Assim, a cidade passa a ter acesso ao banco de dados do sistema e colabora com as imagens captadas e exibidas na Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal e informações do trânsito do município.
O Detecta é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado e funciona como um integrador de informações, auxiliando por exemplo as polícias militar, civil e científica. Estão integrados à plataforma sistemas como Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), dados de veículos e do Detran, entre outros.
“O convênio é mais um aliado na segurança de Rio Preto, permitindo que a nossa Guarda Civil receba informações de registros de ocorrências do banco de dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, potencializando suas ações na identificação de veículos envolvidos em crimes, dando maior agilidade, assertividade e eficiência no combate à criminalidade”, destacou o prefeito Edinho Araújo.
A Central de Monitoramento da GCM, instalada no Parque Tecnológico de Rio Preto, recebe imagens de 266 câmeras, instaladas em locais como unidades de saúde, terminal rodoviário e urbano, Calçadão, avenidas, represa, zoológico, Viveiro Municipal e escolas.
(As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social).