Redes Sociais

Cidades

Jogos da Mente desafiam alunos de escolas municipais nesta sexta-feira

Cerca de 50 estudantes de oito escolas de Rio Preto disputam partidas que envolvem raciocínio, estratégia e controle emocional

Publicado há

em

Divulgação/Pref. Rio Preto


Alunos da rede municipal participam nesta sexta-feira (4) dos Jogos da Mente, uma competição interescolar para alunos de 4º a 9º ano do ensino fundamental. O evento é destinado apenas a escolas da rede municipal e contará com a participação de cerca de 50 alunos de oito escolas de Rio Preto.

Esta é a terceira edição dos Jogos da Mente, com alunos de 6º a 9º ano, e a primeira dos Joguinhos da Mente, para alunos de 4º e 5º ano.

“O objetivo é incentivar não só o uso dos jogos nas escolas, mas também desenvolver outras habilidades nos alunos, como o controle emocional e o respeito aos adversários, muito praticado em competições”, diz Fabrício Pavin Lassi, professor formador de matemática e idealizador do evento.

Durante todo o período da manhã, em torno de 30 alunos das escolas Roberto Jorge, Luis Jacob, Michel Sawaya e Darcy Ribeiro disputarão partidas nos jogos de Xadrez, Damas, Lig4 e Forças Unidas de forma individual; as disputas não serão em duplas. Haverá premiação com medalhas de ouro, prata e bronze para os primeiros colocados de acordo com a soma dos resultados nas modalidades.

No período da tarde, alunos de 4º e 5º ano estreiam na 1ª edição dos Joguinhos da Mente, com Damas Olímpicas e Mancala. De acordo com o professor Fabrício, abrir este espaço para idades dos anos iniciais do ensino fundamental é uma forma de também incentivar o gosto pelos estudos, desenvolvimento de estratégias e raciocínio lógico.

Estarão presentes cerca de 20 alunos das escolas Roberto Jorge, Luis Jacob, Vera, Silvio Benito, Olga Mallouk e Rollemberg Sampaio. Serão entregues medalhas para os primeiros lugares de cada modalidade, além de certificado de participação para todos os alunos.

Os Jogos e Joguinhos da Mente acontecem nesta sexta-feira, dia 4, no Ciecc (Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura) Dr. Aziz Ab’Saber, a partir das 8 horas no período da manhã e 13 horas no período da tarde.

AS MAIS LIDAS