Redes Sociais

Cidades

Prefeitura de Rio Preto realiza Campanha Novembro Azul

Objetivo é incentivar os homens a buscar atendimento de saúde

Publicado há

em

Divulgação

Encerrada a Campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama, a Prefeitura de Rio Preto inicia nesta terça-feira, 1/11, a Campanha Novembro Azul, com o objetivo de incentivar os homens a buscar atendimento de saúde periódico e realizar os exames preventivos, sobretudo relacionados ao câncer de próstata.

Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul é realizado em todo o mundo, inspirado pelo movimento australiano Moustache/November (Bigode/Novembro). No Brasil, a campanha começou a ser difundida em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Este ano, o tema escolhido é #AZULTITUDE, que visa colocar os homens no papel de protagonistas de sua saúde, cuidando dela de maneira integral.

Em Rio Preto, o Paço Municipal e o prédio da Secretaria de Saúde serão iluminados de azul em alusão à campanha. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão com ações de orientação e conscientização programadas, após dois anos suspensas devido à pandemia da covid-19.

Câncer de próstata

É o segundo mais frequente entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 68.840 novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados no Brasil em 2020, o que correspondeu a 29,2% dos tipos de câncer em homens naquele ano. A estimativa é de que 25% dos casos de câncer de próstata resultem em óbito, enquanto que com o diagnóstico precoce, as chances de cura cheguem a 90%.

O que é e para que serve a próstata?

A próstata é uma glândula que só o homem tem, localizada abaixo da bexiga, atravessada pela uretra. A função é produzir parte do sêmen e auxiliar o controle urinário. Existem algumas doenças da próstata, como a hiperplasia nodular da próstata, a hiperplasia prostática benigna (HPB) e o câncer de próstata.

Sintomas do câncer de próstata
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa. Por isso, muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, também chamado de HPB. Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Sintomas suspeitos:

·         Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.

·         Dificuldade de iniciar a passagem da urina.

·         Problemas para interromper o ato de urinar.

·         Urinar em gotas ou jatos sucessivos.

·         Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.

·         Vontade incontrolável de urinar mesmo quando a bexiga não está cheia.

·         Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).

·         Problemas em conseguir ou manter a ereção.

·         Dor durante a passagem da urina ou nos testículos.

·         Ejaculação dolorida.

·         Dor lombar, na bacia ou nos joelhos.

·         Sangramento pela uretra.

Diagnóstico

O diagnóstico do câncer de próstata é realizado pelo médico a partir da história clínica do paciente, considerando fatores de risco e resultados de exames, como toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico).


Em Rio Preto, os exames de PSA pelo SUS são realizados no Centro de Diagnóstico/Hospital Dia. A cada ano, mais exames são feitos:

2019 – 10.015 exames

2020 – 12.083 exames

2021 – 16.391 exames

2022 – 21.049 exames

Tratamento

Existem diferentes tratamentos para o câncer de próstata, como a vigilância ativa, cirurgias, radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.


Em Rio Preto, nos últimos 12 meses 1.181 pacientes realizaram quimioterapia para câncer de próstata pelo SUS, enquanto 145 realizaram tratamento com radioterapia para câncer de próstata, no mesmo período.

Recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia

Os homens devem procurar regularmente o atendimento de saúde e realizar exames periodicamente para detecção precoce do câncer de próstata. Nos homens sem antecedentes familiares, os exames devem começar aos 50 anos. Já os que têm fatores de risco, aos 45 anos. Consideram-se fatores de risco: antecedentes familiares de câncer de próstata, idade, hábitos alimentares e cor da pele. Neste último caso, há um fator genético associado a homens negros que os torna mais propensos a desenvolver esse câncer.

Rede Municipal de Saúde

Os homens devem buscar atendimento na rede municipal de saúde de Rio Preto nas Unidades Básicas de Saúde. São 28 na cidade. O agendamento para consultas é feito na recepção. Em caso de necessidade, o médico encaminha o paciente para o especialista e solicita exames.

AS MAIS LIDAS