Redes Sociais

Cidades

Rotina de golpes pelo WhatsApp segue em Rio Preto

Vítima da vez acreditou que falava com a irmã, mesmo recebendo chaves Pix com nomes masculinos para efetuar as transferências

Publicado há

em

Divulgação/Ilustrativa

Já virou rotina. O golpe do ‘parente que pede dinheiro emprestado no WhatsApp’ fez mais uma vítima em Rio Preto. O prejuízo nesta oportunidade é de mais de R$ 3 mil. De acordo com informações do boletim de ocorrência, registrado nesta segunda-feira (26), a vítima, homem de 49 anos, morador do Centro, relatou na Central de Flagrantes que alguém clonou a foto do perfil de uma irmã dele para realizar a ação.

Como em todos os casos dessa natureza, o golpista se passando pela parente afirmou que “necessitava urgentemente de um favor e que havia trocado de número o celular e que precisava de dinheiro emprestado para pagar uma conta”. O número do aparelho utilizado apresentava DDD 017. Neste tipo de caso, o ‘parente’ sempre promete devolver os valores o mais rápido possível, como no dia seguinte, por exemplo.

A vítima acreditou que estava mesmo falando com a irmã e fez três transferências para os criminosos, sem desconfiar de nada, assim como acontece com a maioria dos que caem no golpe. Nem mesmo o fato das chaves Pix enviadas pelos falsários terem nomes masculinos e não da irmã conseguiu alertar a vítima. O total das transferências – e do prejuízo – foi de R$ 3.620 mil.

Novamente como nas outras ocorrências registradas da mesma natureza, o homem só percebeu que caiu em um golpe de estelionato após conversar com a verdadeira irmã, fato que só aconteceu após enviar o dinheiro aos estelionatários. Ele foi orientado quanto ao prazo de seis meses que tem para representar criminalmente (processar) o suspeito, prazo que só começa a contar quando o golpista for devidamente identificado.

AS MAIS LIDAS