Redes Sociais

Cidades

Equipes da prefeitura ampliam ações de limpeza após temporal

Serviço de recolhimento de galhos e troncos foi intensificado nesta quarta-feira

Publicado há

em

Divulgação

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Serviços Gerais, ampliou nesta quarta-feira (18) o trabalho de limpeza e recolhimento de galhos e troncos em toda a cidade, em resposta às ocorrências ocasionadas pela tempestade registrada na última madrugada. Até o fim da tarde, 53 notificações de queda de árvores já haviam chegado à administração municipal.

Para intensificar as atividades, a secretaria destacou 20 funcionários e utiliza cinco caminhões, além de tratores e outras máquinas para fazer corte e o recolhimento de galhos e troncos. A equipe de limpeza urbana da empresa Constroeste, responsável pela coleta de lixo no município, também foi acionada para prestar auxílio.

O coordenador geral da secretaria de Serviços Gerais, Marcos Rogério de Castro, acredita que o trabalho pode levar até 15 dias para ser concluído, dada a quantidade de ocorrências. Os munícipes podem comunicar a ocorrência de árvores caídas para o Serviço de Cata Galho, pelos telefones (17) 3227-8024 e 3212-3040. 

Chuva intensa e cuidados

A Defesa Civil de Rio Preto aponta que, na última madrugada, foram registrados 45 milímetros de chuva por metro quadrado, fazendo o acumulado do mês de janeiro chegar a 235 milímetros, marca já bastante próxima da média histórica dos últimos 15 anos para este mês, que é de 250 milímetros.

Por isso, o diretor da Defesa Civil, coronel Carlos Lamin, reitera alguns cuidados a serem observados durante chuvas fortes. “A cidade tem um relevo que, dependendo da intensidade da chuva, pode ocasionar pontos de alagamento. Ninguém deve tentar cruzar vias alagadas, pois há muitos riscos envolvidos. O recomendado é aguardar em um ponto alto até que a água seja escoada”, diz. 

Outro cuidado deve ser observado em relação a ventania. “Ventos de 40 a 50 quilômetros por hora já são suficientes para derrubar árvores, que podem atingir veículos ou pessoas. Locais com cobertura metálica também podem representar risco, pois esse tipo de telha tem maior propensão a ser arrancado pelo vento”, complementa.

As árvores representam ainda outro risco durante tempestades: o de descargas elétricas. “Locais abertos também têm a maior possibilidade de serem atingidos por raios. O ideal é procurar abrigo em um comércio ou uma residência”, afirma Lamin.

AS MAIS LIDAS