Cidades
Rio Preto tem associação voltada para combate à violência contra mulher
Associação contabiliza mais de mil atendimentos desde setembro de 2019
Rio Preto possui a ABC – Associação Bem Comum, Organização da Sociedade Civil (OSC), que atua com práticas restaurativas para homens, mulheres, crianças, jovens e famílias. Trata-se de um organização sem fins econômicos, atualmente presidida pela advogada Nicenei Vieira de Mendonça Hernandes. Foi incentivada e idealizada a partir de uma iniciativa do Eixo Social do Núcleo de Práticas Restaurativas da comarca de São José do Rio Preto para operacionalizar as ações voltadas para as vulnerabilidades sociais que atingem crianças, adolescentes, jovens, mulheres e famílias.
Em parceria com a Vara da Infância e Juventude e a Vara da Violência Doméstica, a Associação Bem Comum vem desenvolvendo ações a fim de minimizar as consequências da violência em todo ciclo que envolve mulheres, homens, crianças e adolescentes e já contabiliza mais de mil atendimentos desde 19 de setembro de 2019.
Todas as ações desenvolvidas são embasadas na cultura da paz, nos pressupostos da Justiça Restaurativa e na legislação vigente, dentre as quais citamos a mediação de conflitos, acolhimento institucional, processos circulares, oficinas reflexivas, oficinas de leitura e práticas restaurativas.
Projetos em desenvolvimento
- Páginas para a Liberdade – projeto de leitura no sistema prisional que busca desenvolver o senso crítico e melhorar as condições de regresso do(a) detento(a) à sociedade
- Aconchego – execução de acolhimento institucional de crianças e adolescentes vítimas de maus tratos que, por decisão judicial, necessitam ser afastados do meio familiar.
- Aconchego do Saber – projeto para atender crianças e adolescentes com histórico de vivência de violência e/ou dificuldades de aprendizagem e comportamento. São realizadas avaliações, acolhimento e intervenção por equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, pedagogos e psicólogos.
- Dizher – Diálogos Restaurativos para Homens, grupo reflexivo para homens e mulheres em cumprimento de medida protetiva imposta pela Lei Maria da Penha, realizado em parceria com a Vara da Violência Doméstica e da Infância e Juventude. Com início em fevereiro de 2022 esse projeto já realizou mais de 350 acolhimentos e 13 grupos de oficinas reflexivas que abordam temas como informações sobre a Lei Maria da Penha, modalidades de violência (Física, Psicológica, Moral, Sexual, Patrimonial, Virtual), raízes histórias e papéis nas relações de gênero, comunicação não violenta, história pessoal e projeto de vida. As oficinas são ministradas por profissionais voluntários com diversas formações como por exemplo advogados, facilitadores de processos circulares, médicos, assistentes sociais, psicólogos, professores entre outros.
- Pop Rua Jud – participação em mutirão de ações de cidadania voltadas para as necessidades da população em situação de rua. Apoio às atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Práticas Restaurativas em ações da Vara de Violência Doméstica e Infância e Juventude.
Evento
A ABC apoiou o 2º Seminário Sobre Violência Doméstica contra a Mulher realizado hoje, 8 de março, na Câmara Municipal de Rio Preto. O evento conta com orientações legais para o cumprimento da nova lei estadual nº 17.621/2023 e atenção às mulheres vítimas de violência.
O seminário é de realização da Vara da Violência Doméstica da Comarca de SJRP e do SINHORES Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e foi direcionado para profissionais que se interessam pelo tema, comerciantes e funcionários de bares e restaurantes.
Apoiadores
Para conhecer os trabalhos ou colaborar na luta por uma sociedade mais justa e menos violenta, a Associação Bem Comum recebe voluntários em sua sede localizada à Rua General Glicério, 1363, Vila Maceno ou através das redes sociais @abcbemcomum.