Cidades
Homem faz Pix de R$ 40 mil para chave errada e ainda tenta reaver os valores
De acordo com o BO, vítima utilizou o telefone do vendedor como chave e não o número do celular, como deveria ter sido feito
O plantão policial de Rio Preto registrou nesta segunda-feira (29) um dos chamados casos ‘peculiares’. Cadastrada como ‘estelionato’, a queixa é de um homem que pagou R$ 40 mil por um trator, mas, de acordo com informações do boletim de ocorrência, fez a transferência via Pix para uma chave – teoricamente – errada. O erro aconteceu no último dia 17 de maio. Até o encerramento da apresentação dos fatos na delegacia, a vítima, 36 anos, ainda não tinha conseguido reaver os valores.
Na Central de Flagrantes, o rio-pretense relatou que “adquiriu um trator e fez o pagamento na data e valores mencionados. Negociou diretamente com o proprietário do veículo, que lhe passou os dados para que realizasse o pagamento”. A vítima, no momento da transação entendeu que a chave seria o CPF do vendedor. Verificou que o beneficiário tinha o mesmo nome do antigo proprietário e fez o Pix.
O problema é que o referido proprietário informou que o dinheiro não caiu na conta dele. Ao ver o comprovante da transferência que fez, o homem constatou que havia uma instituição bancária, além do nome do vendedor. Durante a conversa, perceberam que a vítima usou o CPF como chave e não o número do telefone, que seria o correto. Ainda de acordo com o BO, “o inusitado é que os outros dados do comprovante são os mesmos do proprietário do trator [com exceção do banco que aparece junto ao nome]”.
A vítima entrou em contato com a instituição bancária que é correntista e tentou barrar a transferência, mas não obteve sucesso. Posteriormente, conseguiu falar com o banco que aparece no comprovante da negociação. O atendente lhe informou que a instituição presta serviços para diversas empresas e que uma delas é uma ‘holding’, vinculada ao pagamento que ele realizou.
Em contato com a referida holding, foi aberto um protocolo, no qual a empresa solicitou prazo para que pudessem verificar o que tinha acontecido. Semana passada, recebeu um comunicado dessa mesma holding, que dizia “que iriam encerrar os procedimentos para que o banco fizesse o reembolso”. No entanto, na sexta-feira passada, lhe foi enviada mais uma comunicação, agora do banco, pedindo que apresentasse um boletim de ocorrência.
Conforme mencionado no início do texto, a vítima registrou a queixa porque ainda não conseguiu reaver os R$ 40 mil de volta. Registrado como ‘estelionato’, o caso foi encaminhado para o distrito policial correspondente a área dos fatos, que vai proceder uma investigação.
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