Cidades
Rio-pretenses podem agendar castração de animais em mutirão
Secretaria do Bem-estar Animal promove esterilização em massa de cães e gatos no início de julho
A Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto promove a terceira edição do mutirão de castração deste ano. A ação acontece no Complexo Swift de Educação e Cultura, de 4 a 9 de julho. Desta vez, tutores que tenham solicitado o serviço podem entrar em contato para agendar dia e horário nesse período.
A mudança no procedimento tem por objetivo diminuir o número de ausências nos dias de esterilização em massa. “Além da dificuldade em contatar o tutor, há muita falta nos dias do mutirão, o que tira a vaga de um animal que está na fila. Então, como estamos adiantados, os interessados podem ligar na secretaria para agendar o procedimento”, diz a secretária Cláudia De Giuli. A equipe também entra em contato via WhatsApp, para fazer o agendamento, já com dia e horário marcados.
Entre janeiro e o penúltimo dia de maio deste ano, foram castrados 3.627 animais em Rio Preto, nos mutirões e no serviço oferecido de segunda a sexta-feira. Do total, 1.558 (42,9%) foram submetidos ao procedimento nas duas edições anteriores da esterilização em massa.
Felinos primeiro
Durante os dias de mutirão em julho, os felinos machos e fêmeas são castrados primeiro, a partir das 8h. Depois, é a vez dos caninos de ambos os gêneros. No último dia, além dos felinos, somente cães machos serão submetidos à esterilização.
Os tutores cujos animais serão esterilizados devem se atentar aos cuidados pré-operatórios, principalmente o jejum de oito horas, de alimentos sólidos e água, tanto para cães quanto para gatos. Além disso, os cachorros devem estar com coleiras, guias e focinheiras, se necessário, e os gatos precisam estar em caixas de transporte ou de papelão, com furos.
“Pedimos aos tutores que não levem os gatos no colo, pois é um ambiente com muita gente, muito agitado e isso pode estressar o animal. Também é preciso levar um saquinho higiênico para não deixar sujeira no local”, lembra Cláudia.
O procedimento demora cerca de duas horas, pois o animal é liberado somente depois de voltar da anestesia. Assim, os tutores também precisam se precaver e levar água e lanche para consumo próprio, se necessário. É preciso ainda portar documento pessoal e comprovante de residência no nome, pois tais dados constarão no microchip a ser implantado no animal.
Para cadastrar o animal no serviço de esterilização oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Rio Preto, é preciso acessar o link:
https://www.riopreto.sp.gov.br/servico/esterilizacao-de-cadelas-caes-gatas-e-gatos/.
O telefone de contato para agendar a castração é o (17) 3513-5050. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
- Cidades2 dias
Operador é surpreendido por proprietária furtando caixa de restaurante
- Política1 dia
Justiça Eleitoral determina retirada de propaganda com pesquisas de Valdomiro
- Cidades2 dias
Operação da PM recupera 14 presos de ‘saidinha’ na região de Rio Preto
- Cidades1 dia
Homem invade casa de madrugada, quebra muro e joga tijolos em vítimas