Redes Sociais

Cidades

Banco Municipal de Alimentos recebe visita técnica do Comsea

Conselho acompanha serviço e participação da agricultura familiar no atendimento à população vulnerável

Publicado há

em

Divulgação

O Banco Municipal de Alimentos de São José do Rio Preto, equipamento administrado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, recebeu esta semana a visita de membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o Comsea.

O objetivo da visita técnica foi tornar conhecido o trabalho realizado pelo Banco, que recebe, processa e distribui cestas de alimentos a famílias vulneráveis e entidades assistenciais inscritas junto à rede municipal de assistência social.

Semanalmente, os alimentos chegam a 1.600 famílias por meio de 24 pontos de distribuição espalhados pela cidade e a 46 instituições que preparam e fornecem alimentos a certa de 10.700 pessoas. Ou seja, um atendimento que beneficia aproximadamente 42.800 pessoas por mês.

O Banco é abastecido por alimentos produzidos pelo próprio município, por doações de empresas parceiras e da sociedade civil em geral e por alimentos comprados através de Programas de Aquisição de Alimentos (PAAs).

Apenas em 2023, o total de alimentos comprados via PAAs foi de 150 toneladas (precisamente 152.992,99 kg), o que representa metade de todos os alimentos distribuídos. Para isso, foram investidos R$ 566.331,70 diretamente na agricultura familiar, beneficiando cerca de 85 pequenos produtores rurais de Rio Preto e região.

Uma das atribuições do Comsea é, justamente, conhecer e fiscalizar a execução dos Programas de Aquisição de Alimentos em benefício da agricultura familiar. O serviço realizado pelo Banco Municipal de Alimentos integra, portanto, duas importantes políticas públicas de abastecimento, que é o atendimento às pessoas que precisam de alimentos e a manutenção das famílias que vivem do campo.

Conselho de Alimentação Escolar

Também aconteceu nesta quinta-feira (1º) a reunião mensal do Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE. Na ocasião, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto, apresentou em detalhes cada uma das etapas que envolvem o fornecimento de merenda aos mais de 39 mil alunos da rede municipal de ensino. Os membros do conselho puderam assistir a vídeo institucional sobre o tema (disponível em https://youtu.be/fy7VTs8oHEY) e tirar dúvidas.

O CAE fiscaliza a aplicação dos recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) destinados ao município e zela pela qualidade dos gêneros alimentícios, desde a compra até a distribuição nas escolas, atento sempre às boas práticas sanitárias. O conselho faz a ponte entre a comunidade escolar e as famílias.

AS MAIS LIDAS