Redes Sociais

Cidades

Empresa sofre com ação e extorsão realizada por hacker em Rio Preto

Criminoso criptografou todos os dados e informações da agência e pede ‘resgate’ em dólares para devolver os arquivos

Publicado há

em

Divulgação/Ilustrativa

A proprietária de uma agência de publicidade registrou queixa por extorsão conta um hacker nesta quinta-feira (1) no plantão policial de Rio Preto. De acordo com informações do boletim de ocorrência, a vítima, de 34 anos, declarou na Central de Flagrantes que uma pessoa não identificada invadiu o servidor e a rede de computadores da empresa, que fica no Jardim Novo Mundo.

O criminosos criptografou (transformou os dados em código não conhecido, tornando, desse modo, ininteligível) todos os arquivos e manteve o sistema e as informações do estabelecimento com acesso impossibilitado. Após essa atitude, o desconhecido passou a cobrar US$ 900 (novecentos dólares) para que ela recupere os dados, sob pena de perder todas as informações da empresa, o que causaria enorme prejuízo.

Por fim, a vítima acrescentou que “não pagou o valor exigido pelo hacker e que está arcando com o prejuízo da prestação de serviços de técnicos que estão tentando recuperar o sistema e as informações para que ela não ceda à extorsão cometida pelo criminoso”.

A mulher foi orientada a procurar o 1º Distrito Policial, caso tenha qualquer informação que possa auxiliar na investigação criminal para o esclarecimento dos fatos e o autor. O caso foi encaminhado à delegacia citada, onde será realizada a investigação pela Polícia Civil.

AS MAIS LIDAS