Cidades
Rio Preto tem classificação prata no prêmio ‘Municípios Resilientes’
Prêmio incentiva cidades paulistas na implementação de medidas para diminuir riscos de desastres
A cidade de São José do Rio Preto recebeu no fim da tarde desta quinta-feira (22) o Prêmio Município Resiliente 2023, classificado com grau prata. Com 95,5 pontos, o município ficou atrás apenas de Campinas, que marcou 99,5 pontos e obteve o grau ouro.
A pontuação é conferida com base em indicadores de três programas: Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Município VerdeAzul (PMVA) e Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030).
O prêmio foi entregue pelo Governo do Estado de São Paulo em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira. Rio Preto foi representada pelo diretor da Defesa Civil local, coronel Carlos Lamin.
“Novamente, estamos entre os primeiros colocados, com os melhores resultados, ao lado de Campinas, como em 2022. Esse prêmio mostra que Rio Preto e o poder público municipal está sempre em preparação e atento para ser e se manter uma cidade resiliente, ou seja, que tenta se precaver da ocorrência de tragédias, mas está pronta a responder de maneira adequada a essas eventualidades”, afirma Lamin.
O programa Municípios Resilientes foi criado em 2019, como um incentivo às cidades paulistas para a implementação de medidas e estratégias a fim de diminuir os riscos de desastres. O programa também facilita o acesso a recursos que viabilizem esses projetos. Nesta edição, 66 municípios obtiveram 70 pontos ou mais e receberam certificados de resiliência.
- Cidades2 dias
Rio-pretenses são atingidos por tiros disparados por motociclistas
- Política1 dia
Coronel Fábio sai na frente na abertura das urnas em Rio Preto
- Cidades2 dias
Homem ameaça ex de morte e leva golpe com pedaço de madeira
- Política1 dia
Prefeito Edinho se manifesta sobre resultado das eleições em Rio Preto