Cidades
Parceria entre Educação e Saúde resulta em formação sobre primeiros socorros
Formação vale para todas as escolas da rede municipal de ensino
Profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) aproveitam o período de férias escolares para aprimorar conhecimentos por meio de cursos de formação continuada. Total de 14 colaboradores da EM Prof. Regina Mallouk participaram de ação formativa oferecida pelo NEU (Núcleo de Educação em Urgência) do SAMU.
Em consonância com a legislação (Lei Federal Nº 13.722 de 4 de outubro de 2018, conhecida como Lei Lucas), cozinheiras, faxineiras, porteiros, auxiliares de serviços gerais, inspetoras e direção participaram de aula prática sobre atendimentos de primeiros socorros. Segundo a coordenadora pedagógica Aline Mesquita Sinhorini, a capacitação ocorreu em duas etapas, sendo a primeira teórica com realização dos cursos EAD – Primeiros Socorros e Divulga SAMU – e a segunda foi realizada agora com aulas presenciais, em que a equipe executou técnicas de primeiros socorros.
“A direção entende que esse treinamento vai muito além do cumprimento da lei, uma vez que o conhecimento adquirido nos torna aptos a prestar socorro imediato, podendo salvar vidas no ambiente escolar ou em qualquer outro lugar em que estivermos”, diz o assistente de direção Matheus Toniciolli Del Bem.
A SME. em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações formativas contínuas para toda a comunidade escolar, professores, coordenadores e diretores da rede, aprendem sobre prevenção de acidentes e atendimentos de primeiros socorros dentro das unidades escolares. De acordo com a enfermeira Juliana Machado de Araújo Soares, assistente de programas e projeto do NEU, desde 2022, com o retorno das atividades externas do núcleo pós-pandemia, já foram capacitados mais de 700 profissionais da educação municipal.
O projeto Primeiros Socorros e Divulga SAMU existe desde 2013 e o principal objetivo é divulgar informações sobre o funcionamento do serviço do SAMU 192 da região, como acioná-lo adequadamente e o que fazer frente a situações que requeiram primeiros socorros. No curso as pessoas aprendem a maneira correta de abordar vítimas em parada cardiorrespiratória e como desobstruir vias aéreas por corpo estranho (engasgo) em adultos, crianças e bebês.
“Com o objetivo de aumentar a oportunidade de treinamentos para mais de uma escola na mesma ocasião, atualmente realizamos a aula prática em nossa unidade que fica alocada na UPA Jaguaré. Ainda no mês de julho temos aulas planejadas com as escolas Cleophas Beltran Silvente e Anna Mantovani Andrade, onde devem ser capacitados mais 80 educadores”, explica Juliana.
A partir de meados de agosto, em parceria com alunos da graduação da FAMERP, retorna à capacitação prática ‘in loco’ nas escolas. A formação vale para todas as escolas da rede municipal de ensino, basta a direção entrar em contato com o NEU e fazer o agendamento. O telefone para contato é o (17) 99762 – 6394.
Já o curso online oferecido aos colaboradores das escolas também está disponível para a população. Para quem se interessar, basta acessar o site da Prefeitura de Rio Preto. A capacitação começa logo após o preenchimento de um pequeno cadastro.
- Política1 dia
Justiça Eleitoral determina retirada de propaganda com pesquisas de Valdomiro
- Cidades2 dias
Operação da PM recupera 14 presos de ‘saidinha’ na região de Rio Preto
- Cidades1 dia
Homem invade casa de madrugada, quebra muro e joga tijolos em vítimas
- Política1 dia
Candidato é condenado a retirar propaganda das redes sociais