Redes Sociais

Cidades

Assistência Social participa da campanha Setembro Amarelo

Uma ação para orientar, sensibilizar e trabalhar a prevenção ao suicídio

Publicado há

em

Bruno Carvalho/Pref. Rio Preto

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), promoveu roda de conversa sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida. O encontro, realizado nesta quinta-feira, 21 de setembro na sede Centro de Convivência da Juventude, faz parte da Campanha Setembro Amarelo.

Participaram deste momento de integração usuários do Centro de Convivência da Juventude (CCJ), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Lealdade e Amizade e usuários da Associação Renascer, que participaram do bate papo e fizeram uma apresentação cultural em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A atividade foi executada em parceria com a Secretaria de Saúde para orientar sobre os objetivos da Campanha Setembro Amarelo, sobre os principais sinais, além da promoção da reflexão sobre a valorização da vida e as formas de prevenção ao suicídio.

A roda de conversa também foi importante para divulgar a rede de apoio e atendimento disponível no município. É necessário fortalecer o cuidado à saúde mental principalmente através da articulação entre as políticas públicas, por meio do trabalho social com famílias, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

A secretária Helena Marangoni disse que essa questão está presente em todas as faixas etárias e é fundamental que a sociedade como um todo aborde a temática. “Conversar abertamente sobre o suicídio auxilia na prevenção e os nossos serviços necessitam estimular o desenvolvimento de potencialidades para novos projetos de vida. Precisamos trabalhar sempre com foco na prevenção como forma de proteção social. E toda articulação entre os serviços é de suma importância”, conclui.

Na sexta-feira, 22 de setembro, o CRAS Schmitt realizará uma roda de conversa com os trabalhadores com o objetivo de ampliação do conhecimento acerca da temática e aprimoramento dos serviços prestados. A atividade intersetorial também faz parte da Campanha Setembro Amarelo e busca orientar os servidores sobre os sinais e sintomas em relação à saúde mental, bem como as iniciativas de cuidado no município.

AS MAIS LIDAS