Cidades
Dia da Árvore terá ação educativa e plantio em Rio Preto
Iniciativa do Meio Ambiente na Floresta Estadual tem parceria com Educação, Semae, Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental
Uma ação educativa e de plantio de mudas na Floresta Estadual do Noroeste Paulista marca a celebração do Dia da Árvore nesta quinta-feira (21), a partir das 7h. A iniciativa integra a programação do Mês da Árvore 2023, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e também comemora a chegada da Primavera (23/09).
A partir das 7h, na Floresta Estadual do Noroeste Paulista (FENP)/ Estação Ecológica do Noroeste Paulista (EENP) haverá uma ação com 30 crianças do ensino fundamental, do 4º Ano (idade 10 anos) da Escola Municipal Oldemar Stobbe.
Haverá recepção das crianças pela Polícia Militar Ambiental, palestra sobre a Fundação Florestal, do Semae sobre a preservação da água, da empresa Cofco sobre plantios e recuperação da floresta e com o Corpo de Bombeiros sobre prevenção e combate a incêndios. Após um lanche, os estudantes farão o plantio de 50 mudas, seguido de caminhada ecológica. Por fim, os alunos receberão material orientativo e conhecerão equipamentos e demais trabalhos realizados na floresta.
Neste dia da árvore, também haverá plantio na praça em frente ao Instituto As Valquírias às 8h e no dia 22, um novo plantio na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto. As atividades de plantios se encerram no dia 24/9, domingo, com o plantio no Projeto Corredor Ecológico na Represa Municipal (Lago III), às 8h30, e com o plantio “Muda que a Cidade Muda” no final da avenida José Munia, altura do nº 7470, Green Garden no Jardim Vivendas, às 8h30.
O objetivo dos plantios é recuperar áreas e aumentar a cobertura arbórea na cidade. O avanço na elevação do número de árvores estabelecidas é fundamental para melhorar não só o nível de arborização, mas tudo o que vem com ele: melhora no microclima, com temperaturas mais amenas devido à sombra e umidade do ar; permeabilidade do solo; diminuição da poluição; melhor qualidade de vida e diminuição das doenças respiratórias, especialmente em estiagem, dentre outros benefícios.
Visando o aumento da arborização urbana em Rio Preto, estão sendo realizados diversos plantios e ações educativas em áreas estratégicas da cidade, mobilizando vários parceiros O objetivo dos plantios é recuperar áreas e aumentar a cobertura arbórea na cidade.
Viveiro Itinerante
No sexto ano de funcionamento, o programa Viveiro Itinerante também voltou a circular pelas dez regiões de Rio Preto neste mês da árvore.
Nesta quinta, dia 21/9, a distribuição de mudas será na Região Cidade da Criança, no CRAS Belo Horizonte; no dia 22/09 na Região Bosque na UBS João Paulo II; no dia 25/09,próxima segunda-feira, na Região Talhado, no CRAS Lealdade; no dia 26/09 na Região Schmitt, na Praça dos Esportes e da Cultura; no dia 27/09 na Região Represa, no CRAS São Deocleciano e no dia 28/09 Região CEU, no CCF – Centro de Convivência da Família. O horário de atendimento é das 8h às 11h.
Os interessados devem comparecer ao local de distribuição com documento pessoal e comprovante de residência para o preenchimento do formulário e a retirada das mudas. Serão doadas até duas mudas por endereço.
PROGRAMAÇÃO MÊS DA ÁRVORE 2023
De 2 a 29 de setembro
Viveiro Itinerante nas 10 Regiões da Cidade
* Aplicação do questionário visando a contribuição da população para a revisão do Plano Diretor de Arborização Urbana (Veja a programação abaixo)
Dia 21 de setembro
Atividade educativa na Floresta Estadual do Noroeste Paulista (FENP)/ Estação Ecológica do Noroeste Paulista (EENP)
Público: 30 crianças – ensino fundamental – 4º Ano (idade 10 anos) da Escola Municipal Oldemar Stobbe
7h – concentração das equipes de apoio na Florestal Estadual para preparação
8h – Recepção das Crianças pela Polícia Militar Ambiental
8h10 – Palestra Fundação Florestal (Importância da FENP e EENP e da Flora local)
8h20 – Palestra Semae – (Importância da FENP para preservação Água)
8h30 – Palestra Cofco – (Trabalho de Recuperação da FENP por meio de plantio)
8h40 – Palestra Corpo de Bombeiros (Prevenção e Combate a Incêndios)
8h50 às 9h20 – Lanche
9h30 às 10h – Plantio de 50 mudas
10h – Caminhada Ecológica (Todos os envolvidos)
10h30 – Concentração na Base de Apoio – entrega de material orientativo, conhecimento de equipamentos e demais trabalhos (Viveiro Municipal/Polícia Militar Ambiental/Corpo de Bombeiros/Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade/Defesa Civil/Semae e demais presentes)
11h – Encerramento
Instituições participantes: Polícia Militar Ambiental; Corpo de Bombeiros; Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística: Fundação Florestal, Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade; Prefeitura de São José do Rio Preto: Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, Defesa Civil, Semae, Cofco
Dia 21 de setembro
Plantio na Praça em frente ao Instituto As Valquírias
Local: Rua Pascoal Decrescenzo, nº 599, Jd. Itapema
Horário: 8h
Dia 22 de setembro
Plantio na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto
Local: Rod. Délcio Custódio da Silva, Km 4,5
Horário: 9h30
Dia 24 de setembro
Plantio Projeto Corredor Ecológico
Local: Represa Municipal (Lago III)
Horário: 8h30
Plantio “Muda que a Cidade Muda”
Local: Local: Av. José Munia, (final – altura do nº 7470, Green Garden), Jd. Vivendas
Horário: 8h30
- Cidades2 dias
Rio-pretenses são atingidos por tiros disparados por motociclistas
- Política1 dia
Coronel Fábio sai na frente na abertura das urnas em Rio Preto
- Cidades2 dias
Homem ameaça ex de morte e leva golpe com pedaço de madeira
- Política1 dia
Prefeito Edinho se manifesta sobre resultado das eleições em Rio Preto