Cidades
Semae apresenta modelo de gestão em congresso nacional do setor
Premiada pelo Instituto Trata Brasil, Rio Preto expõe ações em saneamento básico
Nesta semana ocorreu o 51º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em Poços de Caldas. O superintendente do Semae, Nicanor Batista, compõe a comitiva rio-pretense que apresentou, durante o evento, o trabalho realizado em Rio Preto.
“Já nos primeiros anos da nossa primeira gestão criamos a autarquia que hoje é premiada pelo instituto Trata Brasil pela excelência do serviço que presta no saneamento, coletando e tratando adequadamente o esgoto”, comentou o prefeito Edinho Araújo.
O Congresso
Diante da necessidade de reunir os municípios para debater as políticas públicas de saneamento básico e fomentar a troca de conhecimentos técnicos, a Assemae realiza anualmente o maior encontro brasileiro de saneamento voltado para os gestores e técnicos municipais. Trata-se do Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, que chega à sua 51ª edição em 2023.
O evento teve início nesta segunda-feira, dia 18, e vai até sexta-feira, 22, no Centro de Eventos – Cenacon de Poços de Caldas, Minas Gerais. São esperados cerca de 2,5 mil participantes, entre gestores públicos, técnicos, diretores de autarquias de saneamento, pesquisadores, prefeitos, parlamentares, representantes de organizações não governamentais, ambientalistas, estudantes, lideranças de órgãos federais e demais profissionais interessados pela pauta do saneamento básico.
A programação do 51º CNSA prevê painéis, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias e a Feira de Saneamento Básico, com mais de 50 expositores. O evento debaterá temas inerentes à gestão do setor, como tratamento de água e esgoto, gestão de resíduos sólidos, planejamento, política tarifária, controle de perdas, regulação, controle social, entre outros.