Cidades
Cruzamento da rua Pedro Amaral ganha sinalização de termoplástico
Material mais resistente será aplicado em 35 cruzamentos da Área Central de Rio Preto
A Secretaria de Trânsito e Transportes de Rio Preto iniciou ontem, dia 21, a utilização de um material mais eficiente e resistente para a sinalização horizontal – o termoplástico pré-formado. O primeiro cruzamento atendido foi a esquina da Pedro Amaral com a Antônio de Godoy.
As vantagens do termoplástico são, quando comparado à tinta convencional, a durabilidade até três vezes maior e a capacidade ampliada de refletir as luzes dos veículos durante a noite.
“Trata-se de um material que se destaca mais que a tinta comum. Mesmo durante o dia, sua visualização é mais fácil e, à noite, esse destaque é ainda mais evidente”, explica o secretário de Trânsito e Transportes de Rio Preto, Amaury Hernandes.
Nessa primeira fase de implantação do material pré-moldado, serão contemplados 35 cruzamentos. A princípio, será atendida a Região Central e, em seguida, ocorrerá a expansão para os bairros. O cronograma prevê a conclusão dessa fase até a segunda semana de dezembro. “O objetivo é proporcionar mais segurança e conforto para os rio-pretenses e visitantes que virão ao Centro fazer as compras de Natal”, conclui Hernandes.
O que é
O termoplástico pré-formado é considerado um material versátil e resistente para sinalização viária. É fácil de aplicar, durável e segue as normas de segurança. Disponível em diversas cores – como branca, amarela, vermelha e verde – pode ser usado em estradas, ruas, estacionamentos e áreas escolares.
Comparado à tinta comum, proporciona uma sinalização mais eficiente e duradoura. Sua aplicação é simples: o material é aplicado sobre o pavimento, em placas já recortadas no tamanho da faixa, e a aderência ocorre por meio de aquecimento com uma tocha alimentada por gás do tipo GLP.
As placas têm espessura média de 2,5 mm e são compostas, em 30%, de microesferas de vidro, proporcionando retroreflexão com a luz dos carros. Além disso, o material conta com alta capacidade de autolimpeza quando atingido pela chuva.
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