Cidades
Cruzamento da rua Pedro Amaral ganha sinalização de termoplástico
Material mais resistente será aplicado em 35 cruzamentos da Área Central de Rio Preto

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Rio Preto iniciou ontem, dia 21, a utilização de um material mais eficiente e resistente para a sinalização horizontal – o termoplástico pré-formado. O primeiro cruzamento atendido foi a esquina da Pedro Amaral com a Antônio de Godoy.
As vantagens do termoplástico são, quando comparado à tinta convencional, a durabilidade até três vezes maior e a capacidade ampliada de refletir as luzes dos veículos durante a noite.
“Trata-se de um material que se destaca mais que a tinta comum. Mesmo durante o dia, sua visualização é mais fácil e, à noite, esse destaque é ainda mais evidente”, explica o secretário de Trânsito e Transportes de Rio Preto, Amaury Hernandes.
Nessa primeira fase de implantação do material pré-moldado, serão contemplados 35 cruzamentos. A princípio, será atendida a Região Central e, em seguida, ocorrerá a expansão para os bairros. O cronograma prevê a conclusão dessa fase até a segunda semana de dezembro. “O objetivo é proporcionar mais segurança e conforto para os rio-pretenses e visitantes que virão ao Centro fazer as compras de Natal”, conclui Hernandes.
O que é
O termoplástico pré-formado é considerado um material versátil e resistente para sinalização viária. É fácil de aplicar, durável e segue as normas de segurança. Disponível em diversas cores – como branca, amarela, vermelha e verde – pode ser usado em estradas, ruas, estacionamentos e áreas escolares.
Comparado à tinta comum, proporciona uma sinalização mais eficiente e duradoura. Sua aplicação é simples: o material é aplicado sobre o pavimento, em placas já recortadas no tamanho da faixa, e a aderência ocorre por meio de aquecimento com uma tocha alimentada por gás do tipo GLP.
As placas têm espessura média de 2,5 mm e são compostas, em 30%, de microesferas de vidro, proporcionando retroreflexão com a luz dos carros. Além disso, o material conta com alta capacidade de autolimpeza quando atingido pela chuva.
Cidades1 diaVítimas de Icaraíma tinham registros por estelionato, tráfico e violência, afirma PC
Cidades1 diaMulher morre cinco dias após acidente com caminhonete na Murchid
Cidades1 diaOperação da Dise desmantela ponto de tráfico em boteco de Rio Preto
Cidades1 diaServidoras são afastadas após agressão em creche da região



