Cidades
Fim de semana e feriado devem ter pancadas de chuvas em toda a região
Volume de chuvas esperado é de 80 mm, mas o calor deve permanecer
O fim de semana deve ser marcado por pancadas de chuva isoladas em toda a região de Rio Preto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de que o volume esperado é de cerca de 80 mm.
A soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criarão condições para pancadas de chuva forte no Estado de São Paulo. Além disso, existem condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas.
As rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h, em algumas regiões do Estado, segundo a Defesa Civil paulista. A previsão é que chova em torno de 80 mm na região de Rio Preto durante o fim de semana.
De acordo com os dados do Inmet, o sábado (18) será marcado por muita nebulosidade, mas pouca precipitação, ou seja, deve chover pouco. Os termômetros devem variar entre 26°C e 36°C e haverá pouco vento.
A chuva deve começar a cair na região no domingo (19), na parte da tarde, e diminuir um pouco o calor. A temperatura deve ficar em torno de 22°C durante a noite e chegar aos 35°C ao longo do dia.
O tempo permanece parecido para a segunda-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra. Há previsão de um início de semana com o céu encoberto por muitas nuvens e pancadas de chuvas e trovoadas em pontos isolados, com temperaturas máximas acima de 35°C.
A Defesa Civil emitiu alerta orientando para que as pessoas evitem áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores, e mantenham-se informados por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas.
Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência e, caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências.
Certifique-se de que objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes. Na condução, reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e esteja atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos.
- Cidades2 dias
Jovem tenta disfarçar, mas acaba preso em flagrante por tráfico em Rio Preto
- Cidades2 dias
Operador é surpreendido por proprietária furtando caixa de restaurante
- Política1 dia
Justiça Eleitoral determina retirada de propaganda com pesquisas de Valdomiro
- Cidades2 dias
Operação da PM recupera 14 presos de ‘saidinha’ na região de Rio Preto