Redes Sociais

Cidades

Guia para denúncia de racismo será distribuído em Rio Preto

Programação do Novembro Negro ainda tem grupos reflexivos e Troféu Fidelidade

Publicado há

em

Guia para denúncia de racismo será distribuído em Rio Preto

O Guia de Orientação para Denúncias de Racismo e Intolerância Religiosa será distribuído em formato digital para órgãos públicos, unidades escolares, rede socioassistencial, iniciativa privada e demais interessados. O material foi lançado nesta terça-feira (21), em evento na Praça Dom José Marcondes. Folder com conteúdo resumido foi distribuído aos participantes e população que passou pela região central de Rio Preto.

A iniciativa é da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Depir), e integra programação do Novembro Negro.

Tanto no período da manhã quanto da tarde, crianças e adolescentes referenciadas no CRAS Lealdade e Amizade fizeram apresentações de percussão e arte circense. Além do Depir, equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) fez atendimento às mulheres durante o lançamento do guia.

A aposentada Vilma Maria de Paula passava pela praça Dom José Marcondes na manhã desta terça-feira (21) e recebeu o folder que traz conceitos, legislação e contato de órgãos e setores públicos que recebem denúncias de crime de racismo e intolerância religiosa. Ela contou que já foi vítima de racismo.

“Acho a iniciativa muito importante, porque é um absurdo haver racismo e intolerância nos dias de hoje. Incluir as crianças nas artes e nesse tipo de evento é muito válido, pois trabalha a humanidade”, afirma Mirian Cássia de Oliveira, 58 anos, que acompanhava a apresentação da neta Alice, 9 anos.

Troféu Fidelidade

Na sexta-feira (24), a partir das 18h, está prevista a entrega do Troféu Fidelidade Aristides dos Santos de 2023 e nomeação e posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal Afro (CMA) para o biênio 2023-2025. O evento será na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Rio Preto.

Para a ocasião, estão previstas apresentações culturais, homenagens aos dez indicados ao Troféu Fidelidade e cerimônia do CMA. Os nomes das pessoas físicas e jurídicas homenageadas foram escolhidos pela Secretaria da Mulher, PcD e Igualdade Racial de Rio Preto e pelo CMA.

Criado em 2006 e instituído pela Lei Municipal n°14.258/22, o Troféu Fidelidade Aristides dos Santos homenageia anualmente o trabalho de pessoas e entidades que lutam contra o preconceito e em prol da igualdade racial.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Rio Preto, fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.853, Vila São José.

Ainda dentro da programação do Novembro Negro, estão previstos grupos reflexivos em escolas e outras instituições.

AS MAIS LIDAS