Redes Sociais

Cidades

PF cumpre mandados em operação que investiga tráfico internacional de drogas

Ações foram feitas em Rio Preto e Santos

Publicado há

em

Polícia Federal

Policiais federais cumpriram na manhã desta quinta-feira (22), mandados de busca e apreensão, e prisão, em favor da Operação Degredo, deflagrada em combate ao tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico. Ao todo, seis mandados (três de prisão preventiva e três de busca e apreensão) foram cumpridos, sendo um em Rio Preto e cinco em Santos, no litoral do Estado.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação teve início em junho de 2023, após a apreensão de aproximadamente 43kg de cocaína escondidos dentro de um trator que estava programado para ser exportado para Portugal. Identificou-se que a empresa exportadora foi estabelecida por um grupo de portugueses, com a suposta colaboração de brasileiros.

O objetivo era a exportação de cocaína para a Europa, disfarçada em operações comerciais legítimas, utilizando máquinas agrícolas como fachada. Após a apreensão inicial da droga, os três principais suspeitos evadiram-se do país. Contra eles, foram expedidos mandados de prisão preventiva com a determinação de Difusão Vermelha pela Interpol, sendo agora considerados fugitivos internacionais.

O nome da operação, “Degredo”, faz referência à punição prevista no corpo de leis português, que consistia no envio de condenados para colônias ou para as galés, onde cumpririam suas sentenças. O degredo era aplicado a pessoas condenadas aos mais diversos tipos de crimes pelos tribunais da Coroa ou da Inquisição.

AS MAIS LIDAS