Redes Sociais

Cidades

Vigilância Ambiental de Rio Preto intensifica nebulização em locais de grande fluxo

Aeroporto, Terminal Urbano, Rodoviária e Recinto de Exposições recebem equipes nesta quinta-feira (8)

Publicado há

em

Foto: Letícia Greco/SMCS

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, nesta quarta, quinta e sexta-feira (7, 8 e 9) com a nebulização e a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em locais de grande fluxo. A medida tem o objetivo de combater quaisquer focos de criadouros para reduzir os riscos de transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

“Com o carnaval chegando, haverá um fluxo maior de pessoas na cidade, e, em especial nos locais de embarque e desembarque de passageiros e onde serão realizadas as festividades. Por isso, vamos intensificar as ações nestes três dias para garantir um carnaval tranquilo a todos”, afirmou a gerente da Vigilância Ambiental, Camila Santana.

Nessa quarta-feira (07), a nebulização e as vistorias dos agentes de saúde estão sendo realizadas nos hotéis que irão hospedar os foliões do festival de grande porte que a cidade irá receber no próximo fim de semana.

Na quinta-feira (08), a nebulização será realizada nos seguintes locais: aeroporto, terminais rodoviário e urbano e no recinto de exposições. Na nebulização, a equipe aplica um inseticida que elimina o mosquito adulto, mas não as larvas. Por isso, a ação continua com o trabalho dos agentes de saúde, que vão realizar a vistoria dos locais para retirada de possíveis criadouros com larvas do mosquito.

Na sexta-feira (09), a nebulização será nas sedes de bloquinhos de rua. Já na próxima semana, continuam as ações da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em imóveis abandonados. Para o dia (17), a BRI está prevista em quatro escolas municipais das áreas de abrangência do Estoril e São Francisco e no dia (24), em quatro escolas municipais da região do Bosque, no bairro São José do Rio Preto I. As visitas domiciliares dos agentes de saúde continuam de forma permanente.

“Também queremos alertar as pessoas que irão viajar. É importante vistoriar a residência antes de ir e ao voltar, verificando se há criadouros do mosquito Aedes aegypti, ou seja, recipientes com água parada. Em caso positivo, é fundamental limpar os recipientes ou descartá-los”, finalizou.

AS MAIS LIDAS