Redes Sociais

Cidades

Região entra em alerta laranja para onda de calor

Temperatura máxima pode chegar até 38°C até o fim de semana

Publicado há

em

Ivan Feitosa/Pref. de Rio Preto

A região de Rio Preto está em alerta laranja para ondas de calor que podem se prolongar até o fim do verão, em 20 de março. A máxima prevista para domingo (16) é de 38°C.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o grau de severidade apontado pelo alerta indica perigo, que é caracterizado por temperaturas a pelo menos 5ºC acima da média entre três e cinco dias.

A previsão para esta quinta (14) e sexta-feira (15) é de que os termômetros variem entre 24°C e 35°C. Os dias deverão ter aumento de nuvens na parte da manhã, com previsão de pancadas de chuvas em pontos isolados no período da tarde. À noite o céu deve permanecer aberto.

A chuva deve voltar a cair na região no sábado (16), principalmente na parte da tarde. A mínima prevista é de 24°C e a máxima, de 37°C.

O recorde de temperatura máxima deverá ser registrado no domingo (17), quando os termômetros devem atingir os 38°C. A mínima prevista é de 26°C e pode chover a qualquer hora do dia.

Como se caracteriza uma onda de calor?

Onda ou bolha de calor é uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época.

Embora a literatura não seja uniforme em relação à definição, a Organização Meteorológica Mundial considera uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média e durante pelo menos 5 dias consecutivos.

Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica.

Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície fazendo o ar esquentar mais.

AS MAIS LIDAS