Cidades
Semae abre novo canal de diálogo com usuário
Agora, o usuário poderá enviar suas manifestações diretamente à autarquia

O Semae acaba de lançar um canal próprio de ouvidoria. O objetivo é aprimorar a gestão pública e os serviços oferecidos pela autarquia, sendo uma ferramenta de governança e de democracia participativa. Agora, o usuário poderá enviar suas manifestações diretamente à autarquia.
O superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., ressaltou que a implementação da ouvidoria reforça compromisso do Semae com a transparência. “A ouvidoria desempenha um papel fundamental para que os usuários tenham acesso a informações sobre o funcionamento e a qualidade dos serviços prestados. Ao registrar as manifestações, possibilita que a autarquia tome medidas corretivas e execute melhorias para atender às demandas dos usuários. A ouvidoria, também, proporciona um espaço para que os cidadãos expressem suas opiniões e sejam ouvidos pelo Semae, fortalecendo a participação democrática na prestação dos serviços feitos pela autarquia.”
A ouvidoria do Semae é responsável por acolher e receber manifestações de usuários de serviços públicos, como reclamações, sugestões, solicitações de providências e elogios, bem como receber denúncias relacionadas a supostas irregularidades cometidas por agentes. O usuário poderá utilizar esse novo canal de interação, acessando o site do Semae.
Ao clicar na aba “Ouvidoria”, localizada na página inicial, o usuário é direcionado para registrar sua manifestação por meio de um formulário a ser preenchido. Todas as manifestações serão registradas, sejam as que forem protocoladas diretamente pelo cidadão no site ou aquelas que entrarem por meio do Atendimento Virtual, Call Center ou Presencial. O prazo de resposta das manifestações ao usuário, mediante justificativa expressa, é de 30 dias
A ouvidora do Semae, Roberta Grespan, explicou que as ouvidorias públicas são instâncias de participação e controle social essenciais à democracia, uma vez que são responsáveis por interagir com os usuários dos serviços públicos. “Essa participação ocorre de forma diferente do atendimento ao público; enquanto esse busca solucionar as demandas primárias dos usuários, a ouvidoria trabalha para dirimir questões posteriores a este atendimento, atuando como última instância administrativa.”
Além da Ouvidoria, o Semae oferece à população de Rio Preto como canais de atendimento e comunicação, o Call Center, atendimento virtual, atendimento comunitário e postos de atendimento presenciais do Poupatempo e da Prefeitura Regional Norte.
Cidades1 diaConfusão em culto termina com agressão e roubo em igreja de Rio Preto
Cidades1 diaAssassino da médica Thallita Fernandes tem pena máxima reduzida
Cidades21 horasLaudo aponta que vítima morta em briga de bar não foi atingida pelas costas
Cidades2 diasGCM recupera carro furtado perto da Represa de Rio Preto



