Cidades
Lei para implantação da tecnologia 5G em Rio Preto é sancionada
Documento foi assinado na tarde desta quarta-feira pelo Executivo municipal
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, sancionou nesta quarta-feira (10) a Lei 14.544 que viabilizará a instalação de internet 5G por parte das operadoras de telecomunicações em Rio Preto. A Lei, de acordo com o prefeito Edinho Araújo, é mais um passo no sentido de atrair ainda mais investimentos para a cidade. “Rio Preto dá hoje um passo rumo ao futuro, trazendo uma tecnologia que irá impulsionar o desenvolvimento econômico, melhorar a qualidade de vida da população e nos posicionar como referência também na área de inovação”, destacou.
De autoria do Executivo, a Lei 14.544 estabelece critérios e parâmetros urbanísticos gerais para implantação de infraestrutura de telecomunicações em áreas e bens públicos e privados ao nível do solo, no subsolo, no topo e nas fachadas das edificações localizadas em zona urbana e rural no município de Rio Preto.
A nível de comparação, a internet 5G é cem vezes mais veloz que a atual 4G, gerando uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis para o rio-pretense. Jorge Luís de Souza, secretário de Desenvolvimento Econômico, pontuou que a mudança abrirá inúmeras possibilidades de negócios para a cidade. “Queremos promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação, o empreendedorismo, a autonomia tecnológica, o desenvolvimento econômico, social e ambiental, e a melhoria dos serviços públicos nas áreas de vocações do município”, disse.
Com a aprovação, a lei foi cadastrada no site da Anatel, tornando-se pública. A partir de agora, as empresas interessadas irão fazer projetos de expansão da rede 5G na cidade. A expectativa é que haja grande interesse por parte dos investidores, o que deve acelerar o processo para uma cobertura completa na cidade com o 5G.
Participaram do ato os vereadores Bruno Moura, Cel. Jean Charles, Bruno Marinho, Odélio Chaves, Renato Pupo, os secretários Orlando Bolçone (Planejamento), Jair Moretti (Governo), Cel. Luís Henrique Di Jacinto (Segurança Pública), Júlio Cesar (Presidente da Empro), Nicanor Batista (Semae), Rafaella Moraes (Mulher), Mário Soler (Comunicação), Zeca Moreira (Gabinete), Gilberto Mariano (vice-presidente da Acirp), Arnaldo Vieira (representando a Unirp), Marcelo Lorencin (Apeti) e Rogério Castro (representando o deputado estadual Itamar Borges).