Redes Sociais

Cidades

Novo golpe ameaça os beneficiários do Bolsa Família em Rio Preto

Assistência Social orienta o munícipe para que não repasse informações pessoais, senhas ou códigos de verificação por telefone

Publicado há

em

Roberta Aline MDS

O Departamento de Gestão de Cadastro Único, Benefícios e Transferência de Renda (CadÚnico) de Rio Preto alerta os munícipes sobre uma nova tentativa de golpe por telefone, em que criminosos se passam por funcionários da gestão do Programa Bolsa Família para conseguir acesso ao benefício.

O golpe

O método utilizado consiste em entrar em contato com o cidadão, via telefonemas, solicitando que um código enviado ao celular seja repassado ao golpista. Esse código concederia acesso ao Caixa Tem, aplicativo utilizado para serviços sociais e transações bancárias, incluindo o acesso ao benefício do Bolsa Família.

Alerta

A Secretaria de Assistência Social ressalta que nunca solicita informações pessoais, senhas ou códigos por telefone. Todas as atualizações e confirmações de cadastro são realizadas de forma presencial, exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro POP).

As ligações telefônicas ou envios de mensagens de texto pela Semas ocorrem apenas para solicitar a presença do munícipe nos equipamentos públicos, para atualização do cadastro quando necessário, mas não pede a confirmação de dados pessoais.

O que fazer?

A orientação é para que a população nunca repasse informações pessoais ou códigos de verificação por telefone, mesmo que o interlocutor se identifique como funcionário do CadÚnico ou de qualquer outra unidade da Assistência Social.

Caso receba uma ligação suspeita, a recomendação é que entre em contato imediatamente com os canais oficiais de comunicação do departamento de Cadastro Único, para relatar o ocorrido e obter orientações sobre os procedimentos adequados.

 Dúvidas

CadÚnico

Telefone: (17) 3231-3975

WhatsApp: (17) 99778-8899

AS MAIS LIDAS