Redes Sociais

Cidades

Reembolso de IPVA de carros furtados ou roubados chega a R$ 24,5 milhões

Donos dos veículos que foram vítimas e registraram a ocorrência têm direito ao reembolso do imposto

Publicado há

em

Alex Pelicer

Os proprietários paulistas que tiveram os veículos furtados ou roubados em 2023 no estado de São Paulo podem ter direito à restituição de valores proporcionais do IPVA. No total, a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz) reembolsará mais de R$ 24,5 milhões, divididos em quatro lotes, a serem pagos entre abril e maio, por período de ocorrência, com início na próxima segunda-feira (8).

Com o fechamento do ano, o governo de São Paulo calculou que proprietários de 39.175 veículos fizeram Boletim de Ocorrência (BO) sobre a subtração de automóveis no território paulista e fazem jus a valores do reembolso, proporcionais ao pagamento do imposto de 2023, durante o período em que ficaram sem o bem.

Os valores ficarão à disposição do proprietário no Banco do Brasil durante dois anos e obedecerão ao calendário de restituição. Para os registros do primeiro trimestre do ano passado, os pagamentos serão no dia 8 de abril. Já os casos registrados no segundo trimestre estarão com reembolso disponível a partir do próximo dia 22. Os registros feitos no terceiro e quarto trimestre de 2023 serão pagos nos dias 6 e 20 de maio, respectivamente.

​Após o prazo de dois anos sem o resgate, a restituição deverá ser solicitada à Sefaz. É importante frisar que o contribuinte que estiver inadimplente não poderá resgatar o valor enquanto houver a pendência, como, por exemplo, débitos de IPVA de outro veículo de sua propriedade.

AS MAIS LIDAS