Cidades
Mutirão da Limpeza e da Saúde chega ao Parque Estoril
Caminhões estarão no bairro nos dias 16 e 17 de maio para recolher materiais inservíveis
A Prefeitura de Rio Preto, por meio das Secretarias de Saúde e Serviços Gerais, promove nova etapa do Mutirão da Limpeza e da Saúde nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), em toda a área de abrangência do Parque Estoril.
O horário do mutirão será das 8h às 15h, com recolhimento de materiais inservíveis, ou seja, aqueles que não estão mais sendo utilizados pelos moradores e que podem servir como criadouros para o mosquito Aedes aegypti ou como esconderijo para escorpiões.
Entre os materiais recolhidos no mutirão estão: móveis velhos, pneus, garrafas, madeiras, tábuas, eletrodomésticos, colchões, entre outros. O mutirão não recolhe animais mortos e lixo comum. O munícipe deve colocar os inservíveis na calçada no início da manhã.
Após o recolhimento, os materiais são descartados na Fazendinha Municipal.
Balanço
Este ano, o Mutirão da Limpeza e da Saúde já passou pelas áreas de abrangência do João Paulo II, Solo Sagrado, Cidadania, Nova Esperança, Talhado e Fraternidade. Em todas as etapas, foram recolhidas mais de 35 toneladas de materiais inservíveis. Somente na última etapa, realizada no mês de abril, no Fraternidade, foram recolhidas 11,5 toneladas.
As áreas são escolhidas de acordo com a incidência de casos confirmados pelas arboviroses. O Estoril soma 522 casos confirmados pela doença somente este ano, sendo a segunda área de abrangência da cidade com mais confirmações. Até o momento, a cidade tem 6.586 casos de dengue já confirmados.
Enfrentamento ao Aedes
O Mutirão da Limpeza e da Saúde é uma das medidas realizadas pela Prefeitura de Rio Preto para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. No momento, o município também está promovendo a Campanha Rio Preto Unida contra o Aedes, com visitas domiciliares aos sábados, para vistoria e orientação.
Outras ações de combate ao mosquito incluem a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em imóveis abandonados e escolas, nebulização costal, e campanhas de conscientização.