Redes Sociais

Cidades

Obras de clínica veterinária começam em uma semana; custo será de R$ 8,5 milhões

 Prazo para conclusão da obra é de 14 meses

Publicado há

em

Fotos: Marcos Morelli/SMCS

A Prefeitura de São José do Rio Preto e o governo do Estado de São Paulo assinaram na manhã desta sexta-feira, 10/5, a ordem de serviço para construção da Clínica Meu Pet. O investimento é de mais de R$ 8,5 milhões e as obras devem começar na próxima semana. O prazo para finalização é de 14 meses. A unidade vai funcionar para atendimento veterinário de cães e gatos, o que inclui consultas, exames laboratoriais e tratamento ambulatorial, além de cirurgias de baixa complexidade.

A responsabilidade por parte do governo estadual, via Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, inclui a contratação das obras e aquisição de equipamentos e mobiliários, enquanto os custos da unidade, como manutenção e atendimento, são de responsabilidade do município.

“O governo do Estado tem uma política de bem-estar animal com esse olhar especial para cães e gatos, assim como para a fauna silvestre. Essa obra é uma parceria com a Prefeitura e vai propiciar atendimentos em São José do Rio Preto, uma cidade que consegue receber esse tipo de estrutura e conduzir essa política pública”, afirma o subsecretário estadual Jônatas Souza da Trindade. Ele estava acompanhado de Rebecca Politti, coordenadora estadual de Defesa e Saúde Animal.

Obra

A obra, de quase 600 metros quadrados, ficará a cargo da EEC Engenharia e Construções Ltda., de São Paulo, ganhadora da concorrência. O projeto da Clínica Meu Pet foi adaptado para as necessidades de Rio Preto e contará com recepção, quatro consultórios, sala de medicação, área de internação, centro cirúrgico, sala de urgência e emergência, sala de recuperação, entre outros espaços. A capacidade média diária é de 40 atendimentos, mas a consolidação desse número depende do funcionamento da unidade.

O prefeito Edinho Araújo lembrou, durante a cerimônia, da trajetória histórica em relação às políticas públicas em prol dos animais em São José do Rio Preto. “Vamos lembrar de como era a situação dos animais quando ainda não era organizado. Antes, os animais eram invisíveis. Agora, são reconhecidos, vacinados, castrados. Começamos inicialmente com a Diretoria, depois evoluímos e passamos para Secretaria do Bem-estar Animal, que está estruturada. Hoje temos atuação em várias frentes em prol dos animais. Considero que Rio Preto esteja numa posição de exemplo para região e para São Paulo.”

Frentes

Além das três frentes de castração – Meu Pet, Mutirões no Pet Park e Centro de Castração – , a Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto recolhe e trata com dignidade animais de grande porte e animais atropelados em vias públicas em tutor, isso sem contar as averiguações de maus-tratos e as campanhas de adoção. Para este ano, a pasta tem capacidade para esterilizar quase 12 mil animais.

O secretário do Bem-estar Animal de Rio Preto, Diego Borges Lourenço, afirma que a Clínica Meu Pet vai atender uma demanda há muito tempo solicitada. “Essa obra representa um salto à frente na política de bem-estar animal em Rio Preto, para as pessoas que não tem condições de custear um tratamento inicial ou um atendimento para seu pet e precisam de amparo da administração pública.”

Trajetória

As tratativas para o recebimento da Clínica Meu Pet foram iniciadas na gestão da ex-secretária e atual vereadora Cláudia De Giuli, que participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço e relembrou a trajetória das ações em prol dos animais. “Tudo começou com uma conversa com o prefeito e o secretário de Obras (Israel Cestari Júnior). Hoje estou muito feliz, pois estamos aqui para o início das obras da Clínica Meu Pet, que vai atender os pets dos munícipes que não podem pagar pelo serviço particular.

Estiveram presentes na cerimônia o deputado estadual Itamar Borges, os secretários municipais Jair Moretti (Governo), Arnô Della Líbera Júnior (Serviços Gerais), Rafaella Moraes (Mulher, PcD e Igualdade Racial), Valter Vicente Lino Junior (subcomandante da GCM) e Sérgio Henrique Umel (interino Trabalho e Emprego), além dos vereadores Jean Charles Serbeto, Jorge Menezes e Renato Pupo.

AS MAIS LIDAS