Cidades
Quatro cidades da região estão no guia turístico com as estátuas de Cristo
Material foi produzido pelo Governo de SP após levantamento feito em 2023
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou o guia com imagens do Cristo no estado. O material foi produzido após levantamento feito pela pasta em 2023, que identificou 66 estátuas nos municípios paulistas e quatro delas estão na região de Rio Preto.
O guia do Cristo em São Paulo reúne os monumentos que refletem a influência cultural e religiosa na região. Enquanto o Cristo Redentor é um ícone mundialmente conhecido, as representações do Cristo em São Paulo mostram a devoção e a identidade católica predominante no estado.
A maior da região fica em Rio Preto, no alto do Bairro Vila Maceno. Construída em 1957, pelo então prefeito Alberto Andaló, tem 15 m e 30 cm de altura, do pedestal ao cume, e envergadura de 11 m e 20 cm nos braços abertos. Em Cardoso, o Cristo está localizado na avenida Edson Borges de Paula, no sentido do Distrito Industrial. Sua altura mede 6,10m por 3,0m de largura (extremidade das mãos do Cristo).
As outras duas cidades que aparecem no guia são Ibirá, que possui um Cristo nas Thermas de Ibirá, está de braços abertos a todos os visitantes que percorrem a região, e Paulo de Faria, cuja estátua está localizada no bairro Jardim Redentor e conta com uma pista de caminhada, praça de exercício físico e brinquedos para moradores locais.
Em São Paulo, as estátuas não apenas adornam paisagens urbanas e naturais, mas também servem como pontos de encontro, reflexão e contemplação para os habitantes locais e visitantes.
“Temos um estado rico e diverso. Estamos olhando para cada rota paulista e elevando suas vocações e valorizando os atrativos”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP.
O Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida, o Templo de Salomão e a Marcha para Jesus correspondem a mais de 10 milhões de visitantes. A Marcha foi incluída no Guinness Book como uma das maiores do mundo. No Rio, anualmente, cerca de 2,5 milhões de visitantes conhecem o monumento, de acordo com dados da administração.
- Cidades1 dia
Trabalhador morre esmagado em maquinário de usina na região
- Cidades1 dia
Mulher de 42 anos morre após capotamento na BR em Jaci
- Cidades9 horas
Jovem capota veículo, é atendido, mas não resiste e morre
- Cidades8 horas
Mulher é trancada dentro do banheiro da própria casa e roubada em Rio Preto