Redes Sociais

Cidades

Defesa Civil emite alerta de risco para incêndios florestais na região

A recomendação é para que seja evitado o uso de fogueiras, pois o vento pode espalhar fagulhas

Publicado há

em

Foto: Daniel Martins/SMCS

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado emitiu nesta sexta-feira, 14/6, um alerta de risco elevado para incêndio florestal na região de São José do Rio Preto.

De acordo com a instituição, os incêndios florestais são considerados uma das maiores ameaças à biodiversidade e conservação ambiental, causando a morte de animais silvestres, prejudicando a vegetação e diminuindo a fertilidade do solo. Além disso, eles aumentam a poluição, afetando a saúde da população, e podem ser a causa de graves acidentes, com vítimas de queimaduras.

O diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Carlos Lamin, lembra que a maior parte dos incêndios florestais é decorrente de ação humana, de maneira acidental ou intencional, como queimadas para fins agrícolas, queima de lixo, fogueiras e balões.

“Os ventos fortes e a baixa umidade relativa do ar, característicos desta época do ano, são condições propícias para os incêndios florestais, em área cultivada e também em lotes e terrenos vagos”, diz Lamin.

O diretor da Defesa Civil reforça que a principal orientação é evitar todo tipo de fogueira. “Mesmo aquelas pequenas, como no caso das pessoas que varrem as folhas e galhos e, para se livrar disso, acabam ateando fogo. Com o vento, fagulhas podem viajar e alcançar um terreno ou uma área verde extensa e se tornar um incêndio de grandes proporções”, completa.

Ação preventiva

Foi realizada, na última quarta-feira, 12/6, a primeira etapa da queima controlada de mato seco nas proximidades da Floresta Estadual do Noroeste Paulista (FENP), uma ação preventiva contra incêndios florestais. Coordenada pelo Corpo de Bombeiros, a atividade é realizada com autorização da Cetesb e apenas em condições climáticas ideais, para que o fogo não saia da área demarcada.

Sistema de alertas

O aviso de alto risco de incêndios florestais para a região foi disparado pelo sistema de alertas da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que utiliza mensagens de texto enviadas por SMS. Qualquer cidadão pode se cadastrar para receber os alertas, bastando enviar o número do CEP da residência para o número 40199. Depois do cadastro, o celular recebe mensagens sempre que a Defesa Civil estadual identificar uma situação de risco potencial na área.

Além disso, a instituição oferece um site com informações e orientações sobre como agir em cada situação de risco, que pode ser acessado por meio do endereço eletrônico www.defesacivil.sp.gov.br.

Orientações e cuidados:

– Não faça queimadas para limpeza de terreno ou para destruição de lixo; opte sempre pela roçada de áreas pelo descarte de resíduos no local indicado.

– Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias.

– A soltura de balões, além de ser crime, pode provocar acidentes aéreos e incêndios.

– Incêndios florestais podem causar interrupção no transporte público, na distribuição de energia elétrica e nas redes de comunicação.

– Ao avistar fumaça suspeita ou fogo de incêndio em mata, informe imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

 

 

 

AS MAIS LIDAS