Cidades
Polícia Federal de Jales inicia nova fase da ‘Operação Anjo Dourado’
Dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual foram cumpridos

A Polícia Federal deu início na manhã desta terça-feira (18) a 6ª fase da ‘Operação Anjo Dourado’, que visa reprimir a prática de crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil pela Internet. Dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual foram cumpridos pelos policiais federais na residência de dois investigados em Jales.
O objetivo era apreender celulares, computadores e mídias com arquivos de informática que possam conter vídeos e/ou imagens armazenados ou que foram disponibilizados (transmitidos) na Internet, relacionados à prática de crimes de exploração e abuso sexual contra menores de idade, além de outros elementos de prova. Foram apreendidos dois celulares com os suspeitos, os quais serão encaminhados ao setor técnico-científico da Polícia Federal para perícia.
A investigação busca esclarecer a prática de crimes dos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os quais são praticados por quem oferece, troca, disponibiliza, transmite, distribui, publica ou divulga por qualquer meio, e por quem adquire, possui ou armazena fotografias, vídeos ou outras formas de registros que contenham cenas de sexo explícito ou pornografia envolvendo crianças ou adolescentes. A soma das penas máximas dos crimes pode chegar a 10 anos de reclusão e multa. Além disso, com o advento da Lei 14.811, de 12 de janeiro de 2024, o crime do art. 241-B do ECA passou a ser considerado crime hediondo.
A Polícia Federal de Jales vem desenvolvendo a ‘Operação Anjo Dourado’ de forma permanente, dedicada exclusivamente à repressão de crimes de abuso sexual infantil praticados com uso da Internet, efetuando um monitoramento constante da eventual prática destes crimes e já tendo realizado diversas operações e prisões em flagrante em virtude disso. As investigações vão prosseguir objetivando identificar e prender criminosos que atuam nesse tipo de delito. (Com informações da PF/Colaborou Bia Menegildo)
Foto: Divulgação/PF
- Cidades2 dias
Rio-pretense luta com bandido, se fere, evita roubo, mas fica no prejuízo
- Cidades2 dias
Drogas e prostituição; assassino de médica é julgado em Rio Preto
- Cidades1 dia
Vendedor deixa carro em frente de casa e tem mais de R$ 26 mil de prejuízo
- Cultura2 dias
Confira as estreias no Cine Araújo do Riopreto Shopping