Redes Sociais

Cidades

Festival Experiência Gastronômica prepara 40 mulheres com capacitação profissional

Festival Experiência Gastronômica se tornou um evento fixo no calendário rio-pretense

Publicado há

em

Este ano o Experiência Gastronômica se sensibilizou com mulheres e famílias de baixa renda, que precisam de oportunidade e capacitação para encontrarem seus lugares no mercado de trabalho. Em parceria com o Açúcar Guarani e Sebrae, o Projeto Social “Confeitando Sonhos” vai formar, no próximo dia 11 de julho, cerca de 40 mulheres em situação de vulnerabilidade social, que participaram de três cursos gratuitos, sendo sobremesas e bolo no pote, fabricação de panetones e doces natalinos e fabricação de cupcakes e bolos caseiros. Os cursos tiveram duração de 48 horas cada, com aulas durante a semana no período noturno.

Segundo a organização do evento Experiência Gastronômica, o objetivo é preparar estas mulheres para o mercado de trabalho, beneficiando, inclusive, os empresários do setor que, muitas vezes têm dificuldade em encontrar profissionais capacitados.

Os cursos foram realizados na Instituição Educacional Francisco de Assis (IEFA) e na Secretaria do Trabalho e emprego, parceiros da ação.

“Confeitando Sonhos”, uma parceria entre o festival Experiência Gastronômica a Guarani que é uma das marcas patrocinadoras do evento, o Sebrae, agregando também Ministério Público através do projeto Lidere-se e o IEFA.

Selo de Sustentabilidade
Como novidade também, em parceria com a Empresa Tereos, o evento ganhou o “selo de sustentabilidade” e se tornou referência no setor de entretenimento, beneficiando as empresas participantes do Festival, os consumidores, além de contribuir para a diminuição de impactos ao meio ambiente.

A Tereos vai garantir que 100% das emissões de carbono provenientes do consumo de energia elétrica sejam compensadas com a emissão de créditos de energia sustentável.

Por meio da parceria, a Tereos vai emitir a mesma quantidade de créditos equivalente ao consumo total de energia durante o evento.

Os créditos são gerados pela certificação I-REC, sistema internacional reconhecido por cerca de 70 países, que comprova a geração de energia limpa e a rastreabilidade de sua origem. A certificação foi obtida pela Tereos em 2021 e garante que a energia elétrica gerada pela empresa é proveniente de fonte renovável – no caso, a biomassa da cana-de-açúcar.

O selo de sustentabilidade foi materializado em forma de escultura, tendo como matéria-prima principal o bagaço da cana-de-açúcar, produzida pela artista Poline Manhas, de Ribeirão Preto.

Parte da peça foi feita com bagaço de cana, teve inspiração na natureza e foi desenvolvida nas cores azul e verde, que trazem a mensagem de pureza e limpeza. O símbolo do raio, no centro da peça, completa o conceito de energia.

Festival
Para fechar com chave de ouro, o Festival Experiência Gastronômica inovou em 2024, trazendo agora as experiências por categorias. Serão seis categorias presentes no percurso, que serão divulgadas em breve.

 

AS MAIS LIDAS